Uruguai oferece programação cultural a turistas no primeiro mês do ano
Janeiro uruguaio é marcado por festivais multiculturais com jazz e tango, além de arte e gastronomia
SABRINA MOURA*
O lado artístico do Uruguai traz às ruas toda a influência cultural recebida por outros países e mistura de costumes. Durante todo o mês de janeiro, o pequeno vizinho apresenta uma grandiosa programação de festivais e exposição, para turista nenhum botar defeito.
Algumas pessoas não sabem, mas o uruguaio adora um jazz e é com ele que as cidades de Mercedes e Punta Del Este começam o ano. A 23ª edição do Festival Internacional de Jazz de Punta Del Este acontece de 3 a 6 de janeiro, e de 12 a 20 de janeiro acontece o Jazz a La Calle em Mercedes, no estado de Rio Negro.
Seguindo em Punta, dos dias 5 a 8 de janeiro acontece a Este Arte no Centro de Convenções da cidade de mesmo nome. O evento é uma grande exposição formada pelas melhores galerias de países latino americanos, que apresentam obras de renomados artistas ao morador e aos veranistas do luxuoso balneário.
No dia 12 de janeiro, a vez de apreciar a arte está em Canelones, o estado detentor da maioria das vinícolas do país, oferece aos visitantes o evento Noche Blanca enla Floresta com exposições de arte, intervenções urbanas, gastronomia e vinho ao ar livre, sob a luz da lua num dos balneários mais ricos da Costa de Oro, La Floresta.
E dia 19 acontece o ‘Festival La Pedrera Tango Fest’, que traz uma série de temas relacionado ao ritmo, sua história com Uruguai e atividades como campeonatos de milongas e dança inclusiva durante os meses de verão nas praias de Montevidéu e no leste do país.
Sobre os eventos
Em um ambiente descontraído, cercado pela natureza, o Festival Internacional de Jazz de Punta Del Este, produzido e dirigido pelo uruguaio Francisco Yobino, reúne por quatro dias prestigiados músicos de jazz, como Roy Haynes, Ron Carter e James Moody. Clark Terry e os fãs do gênero. A direção musical está a cargo do saxofonista cubano e clarinetista Paquito D ‘Rivera, vencedor de vários prêmios Grammy. As apresentações são realizadas a partir das 20hrs na Finca ‘El Sosiego’, Punta Ballena.
Desde 2007, ele é um Encontro Internacional Anual de Músicos, aberto e gratuito, com a presença de cerca de 140 músicos de diversas origens e escolas de música enquadrados no conceito que distingue o perfil do movimento. O Jazz a la Calle é um evento único em seu tipo devido à sua concepção intelectual, tendo uma alta carga emocional e cultural para a cidade e se tornou um espaço de referência para músicos, promovendo a participação e sentimento de pertencimento da população para com o festival.
Este Arte é uma feira de arte internacional, com uma atraente agenda cultural e VIP. A feira de arte oferece uma vasta carteira de artistas, desde a vanguarda histórica à arte contemporânea, é uma exposição de arte de longo alcance para visitantes regionais e internacionais.
O programa de expositores leva um grupo cuidadosamente selecionado das mais prestigiadas galerias de arte contemporânea. Com galerias jovens e já consagradas, a feira pretende ser o local onde os colecionadores podem encontrar obras de renomados artistas e início de carreira.
A Noche Blanca enla Floresta em Canelones é uma festa para toda a família, que convergem artes, intervenções urbanas, gastronomia e degustação de vinhos em um passeio à luz da lua percorrendo um circuito dentro do balneário.
La Floresta é uma cidade e resort na Costa de Oro (Costa Dourada) do Departamento de Canelones, no Uruguai. A cidade está localizada a 54 quilômetros ao leste de Montevidéu e separada do Parque del Plata pelo riacho Arroyo Solís Chico. Para o leste, La Floresta faz fronteira com o resort Costa Azul, separado pelo córrego Arroyo Sarandí.
La Floresta é também o nome do município ao qual pertence a cidade e inclui vários outros resorts da Costa de Oro, a leste de La Floresta e até a fronteira com o departamento de Maldonado.
Festival La Pedrera Tango Fest neste ano está especial pois ele marca o 10º aniversário da declaração do Tango como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. E neste mês, a agenda cultural para os amantes do gênero será intensa no Uruguai.
A dança sensual de roçar pernas e oitos no chão, estará muito presente nas praias de Montevidéu e no leste do país. Campeonatos de milongas, festivais, dança inclusiva e muito mais farão parte da grade dos meses de verão.
De 17 a 19 de janeiro será realizada a primeira edição do ‘Pedrera Tango Fest’, festival de verão especializado no gênero que inclui em sua grade artistas emergentes e consagrados do Uruguai e do exterior.
Dança, música instrumental, canto, documentário e a milonga terão seu próprio espaço dentro do festival. As atividades serão realizadas no Clube Social e Esportivo La Pedrera.
*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov