90 anos do ícone dos quadrinhos Tintim
Personagem foi publicado pela primeira vez no dia 10 de janeiro de 1929, nas páginas do suplemento juvenil, Le Petit Vingtième
Da Redação
Tintim está celebrando neste mês de janeiro, 90 anos, uma criação de Hergé, pseudônimo do belga Georges Remi, Tintim é um dos grandes heróis das HQs europeias e a estrela de 24 aventuras.
O personagem foi publicado pela primeira vez no dia 10 de janeiro de 1929, nas páginas do suplemento juvenil, Le Petit Vingtième, do jornal Le Vingtième Siècle.
Nessa data, começou a aventura Tintim no país dos Sovietes (Tintin au pays des Sovietes), uma história polêmica, fruto do contexto de sua época e da forte influência do abade Norbert Wallez, um padre católico ultraconservador, que era o editor do jornal.
Com suas aventuras, muitos personagens vieram fazer companhia ao repórter Tintim, e seu cãozinho, Milu: os detetives, Dupond e Dupont; o marinheiro beberrão, Capitão Haddock; o inventor surdo e aloprado, Professor Girassol; a diva da música – o rouxinol milanês -, Bianca Castafiore; e o nefário vilão Roberto Rastapopoulos.
O que muitos leitores desconhecem é que a maioria desses álbuns possui diversas versões além das modernas, disponível no Brasil na coleção publicada pela Cia. das Letras.
Existem edições fac-símiles reproduzindo fielmente as nove primeiras aventuras (de Tintim no país dos Sovietes a O Caranguejo das Pinças de Ouro), em preto e branco, como saíram nos álbuns da época. Também existem fac-símiles das primeiras edições dos álbuns coloridos, todas elas com diferenças em relação as edições modernas.