Prefeitura de Goiânia está finalizando as obras do bueiro do Córrego Taquaral
Projeto de revitalização da ponte teve um custo de R$ 750 mil
Higor Santana*
A prefeitura de Goiânia está finalizando as obras do bueiro do Córrego Taquaral, no Goiânia Viva. Segundo o titular da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Dolzonan da Cunha Mattos, a previsão é de que a obra seja entregue na próxima sexta (18). Com a obra, foram implantados dois conjuntos de três tubos de 1,5 mt de diâmetro, dobrando a capacidade de passagem de água
“A princípio foram registrados assoreamentos no local. Foram retirados os três tubos que canalizam a água do bueiro e constatado que com o assoreamento e força da água, os três teriam sido esmagados e nem tinham mais forma circular. Contribuindo para o entupimento do bueiro e a inundação da pista”, explica o secretário.
De acordo com a Seinfra, em dias de chuva as inundações chegavam a três metros acima o nível da avenida, impedindo o trânsito de veículos e moradores. Para atravessar, era necessário que os moradores passassem por outra avenida que fica distante da obra.
O secretário explica o que foi feito para resolver o problema de escoamento de água no local. “O local contava com três tubos de passagem de água. Além dos tubos, foi feita uma bacia de acomodação para controlar a água em excesso, gaviões de proteção bueiro e também subimos o nível da rua”, afirma.
De acordo com a Defesa Civil, existem 57 pontos de alagamento com estruturas comprometidas em toda a cidade. Segundo o secretário, a obra teve um custo geral de R$750 mil, realizada com recursos próprios da Secretária. Incluindo máquinas, equipamentos, mão de obra, concreto e britas. A operação teve inicio no dia 28 de novembro e contava com um prazo de 60 dias para ser entregue.
Além do bueiro, o secretário explica que foram realizados trabalhos de sinalização da pista e iluminação. “Além das obras no bueiro, foi feito todo um trabalho de recapeamento da via, sinalização de trânsito feita pela Agência Municipal de Trânsito (AMT), e meio-fio. Foi colocado um para-peito que é uma espécie de corrimão para auxiliar as pessoas a atravessar a ponte e restaurada toda a iluminação para melhorar não só a via, mais também a segurança de quem precisa passar por ali a noite”, disse.
Desvio
A interdição da ponte sobre o córrego taquaral, na rua Padre Monte, divisa dos bairros Goiá e loteamento Tropical Verde, na região oeste de Goiânia, desviou quatro linhas de ônibus e deixou seis pontos sem atendimento. Segundo a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), o trajeto das linhas 164, 307, 153 e 590 passaram por alteração. A via é muito utilizada por quem segue da BR-060 para setores como João Braz, Lorena Park e Bairro Goiá
Durante oito meses na Secretária, Dolzonan afirma que já foram 30 erosões consideradas de grande porte e outras 20 estão em processo de análise. Na ponte da avenida T-63 e da T-69 foram constatados possíveis assoreamentos e de acordo com o secretário, são pontes estáveis, com vigas de aço, pontos que devem ser observados pela Secretária. (Higor Santana é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)