O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 24 de dezembro de 2024
RedeSim

Prefeito Iris Rezende assina convênio que agiliza abertura de empresas

Serviço torna mais célere a abertura de empresas, com reflexos positivos no incremento da economia

Postado em 26 de fevereiro de 2019 por Redação
Prefeito Iris Rezende assina convênio que agiliza abertura de empresas
Serviço torna mais célere a abertura de empresas

Da Redação

O prefeito Iris Rezende (MDB) assinou, nesta terça-feira (26/02), convênio com a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) para implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), em Goiânia. O serviço torna mais célere a abertura de empresas, com reflexos positivos no incremento da economia.

A Redesim é resultante da Lei nº 11.598/2007 e faz parte de programa nacional composto por órgãos federais, estaduais e municipais ligados a registros de empresas. Ela permite ao empresário verificar, via Internet, se o local escolhido para a implantação do negócio está liberado, economizando tempo.

O prefeito Iris Rezende destacou a pujança do comércio na capital. “Cada bairro tem um comércio sofisticado. Gente do país inteiro vem comprar em Goiânia”, disse. “Isso foi graças ao aperfeiçoamento, atendimento e qualidade”, afirma ele.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Celso Camilo, explica que a RedeSim vai agilizar a criação de empresas. Um microempreendedor individual (MEI), que hoje demora até 10 dias, poderá ser liberado na Junta na mesma hora. “O convênio é importante para a cidade. Por meio dele, vão ser integrados os dois sistemas, de licenciamento e alvarás, relatando as mudanças que forem feitas”.

O titular destaca que haverá rapidez e menor burocracia no licenciamento. O prazo para completar a integração é de dois meses. “No caso de microempresas de baixo risco, poderá ser emitido na hora”, diz. Celso explica que a medida se soma a outras de modernização, como Uso do Solo Fácil e Alvará Fácil. “Essas são medidas após a criação da empresa. O que estamos fazendo hoje é dar celeridade no processo de abertura da empresa também”, pontua.

Para a presidente da Juceg, Eliene Feitosa, Goiânia está avançando rapidamente na modernização da gestão. “Demorava 126 dias, em 2017, para abrir uma empresa. A Redesim é mais um instrumento pra mudar o panorama de Goiânia. Hoje passa para quatro horas”, conclui ele.

Além da Sedetec e Codese, participaram os titulares da Seplanh (Henrique Alves), Finanças (Alessandro Melo), Amma (Gilberto Marques Neto) e Saúde (Fátima Mrué). 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também