O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Cuidados

Feriado de carnaval exige atenção para evitar afogamentos com crianças

Dados do Corpo de Bombeiros ainda informa que o número de acidentes desse tipo dobrou nos primeiros dois meses de 2019

Postado em 27 de fevereiro de 2019 por Redação
Feriado de carnaval exige atenção para evitar afogamentos com crianças
Dados do Corpo de Bombeiros ainda informa que o número de acidentes desse tipo dobrou nos primeiros dois meses de 2019

Da Redação

Com a aproximação do feriado de Carnaval, aumenta o fluxo de pessoas em ambientes aquáticos, sendo necessário redobrar os cuidados em piscinas, lagos e rios. No ano de 2018, o Corpo de Bombeiros de Goiás registrou 61 afogamentos no Estado. Até janeiro de 2019, 8 pessoas já passaram por afogamentos, superando o mês de agosto de 2018, quando houve mais registros, com 7 ocorrências.

Os dados do Corpo de Bombeiros ainda informa que o número de acidentes desse tipo dobrou nos primeiros dois meses de 2019, em comparação ao mesmo período do ano anterior, e o cuidado aumenta quando se trata de crianças.

Entre crianças de 1 a 4 anos de idade, o afogamento é ainda mais perigoso, pois se trata da causa número um de óbitos acidentais nessa faixa etária. É durante o verão que as mortes por esse tipo de acidente se tornam mais frequentes. Por se tratar de um acidente rápido e silencioso, é muito importante que haja um adulto supervisionando as crianças que brincam perto da água.

Em apenas dois minutos submersa, uma criança pode perder a consciência. Após quatro minutos, danos irreversíveis podem ocorrer no cérebro. Em caso de afogamento, cada segundo conta na hora de prestar socorro à vítima.

Em lagos e rios recomenda-se utilizar colete salva-vidas como forma de evitar afogamentos. Equipamentos infláveis como boias podem furar ou virar a qualquer momento, não concedendo a segurança precisa para a criança. A especialista em natação infantil, Kelly Maronezi, está à disposição para orientar sobre as práticas de sobrevivência e esclarecer dúvidas de pais e responsáveis pelas crianças. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também