IBGE inicia teste de coleta do Censo 2020 em Goiás
Nessa fase, que vai até 5 de abril, serão testados os fluxos de trabalho dos recenseadores e novas tecnologias de coleta de dados
Da Redação
Agentes de pesquisa do IBGE deram inÃcio nesta segunda-feira (11/03) à segunda prova piloto do Censo Demográfico 2020, que vai visitar cerca de 5 mil domicÃlios em áreas urbanas e rurais de 53 municÃpios distribuÃdos em 14 estados do paÃs. Nessa fase, que vai até 5 de abril, serão testados os fluxos de trabalho dos recenseadores e novas tecnologias de coleta de dados.
Em Goiás a partir de amanhã, terça-feira dia 12 de março, o IBGE dará inÃcio à 2ª fase dos testes piloto do Censo 2020. A rotina das visitas domiciliares e da coleta de informações será replicada, passo a passo, para verificar o funcionamento dos dispositivos móveis de coleta (os smartphones com os questionários digitais) e testar diversos processos de trabalho. Os veÃculos de comunicação interessados poderão acompanhar os testes piloto do Censo 2020 no estado de Goiás, que ocorrerão nas cidades de Rio Quente, zona urbana e rural (12 e 13/03) e Cavalcante, zona rural – comunidades quilombolas (15/03).
Outra finalidade do teste é capacitar a própria rede de coleta das unidades estaduais do IBGE, mediante avaliação dos dispositivos de coleta e dos programas de capacitação. Nesta operação, mais de 200 profissionais entre agentes de pesquisa, supervisores e coordenadores estarão envolvidos nas visitas.
O Censo 2020 está previsto para começar em agosto do ano que vem. Nesta operação, cerca de 220 mil recenseadores visitarão mais de 70 milhões de domicÃlios nos 5.570 municÃpios de todo o paÃs. Em Goiás aproximadamente 6.500 recenseadores abordarão 52 mil residências distribuÃdas nos 246 municÃpios do estado. Serão investigados os principais aspectos da vida dos brasileiros, como educação, saneamento básico, religião, deficiências fÃsicas, trabalho, rendimento etc. O orçamento do Censo 2020 e os processos seletivos necessários para a contratação dos recenseadores ainda aguardam autorização do governo federal.