Vila Cultural Cora Coralina recebe exposição Quadro a Quadro
Na abertura da exposição, às 19h, haverá exibição do Videoarte Animação e o lançamento do Livro Arte, que discute a imagem pela imagem
A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Cultura de Goiás, abre nesta quarta-feira (13/03) a exposição Quadro a Quadro, da artista Rochane Torres. Os trabalhos de pinturas em acrílico sobre tela e madeira ficarão à disposição do público na sala Antônio Poteiro até 31 de março.
Na abertura da exposição, às 19h, haverá exibição do Videoarte Animação e o lançamento do Livro Arte, que discute a imagem pela imagem, com interferências digitais de Joanna Penna e texto da curadora Nancy de Melo, publicado pela editora Nega Lilu, através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura.
Durante a exposição Quadro a Quadro, serão realizadas ações educativas com os estudantes. Assinada pela arte-educadora Joanna Penna, essas ações contam com a orientação do programa de formação do espaço ARTCO, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria de Educação do Estado de Goiás.
Quadro a Quadro
Rochane Torres apresenta em seus trabalhos silêncio, ruídos e crítica em dialogo com elementos da história em quadrinhos, da pintura de expansão e de imagens digitais animadas. Seus personagens carregam um enigma, uma narrativa onomatopeica saturada de sentido e de vazio, que condensa memória e esquecimento de experiências da infância atualizadas no adulto.
A narrativa visual da exposição Quadro a Quadro revela uma dualidade entre perguntas e respostas acabadas em si e, ao mesmo tempo, abertas. Nesse limiar, problematiza a ação contínua da imagem simbólica e da narrativa sequencial e estabelece a dialética do visível e do dizível nas imagens animadas e nas pinturas, discutindo memória do próprio objeto pictórico, artefato pintura, artesania, desenho, imagem figurativa, imagem animada, imagem digital, narrativa da pintura, forma e diluição da forma e a distinção da cópia como reprodução.
Assim, aborda a pintura enquanto narrativa, discurso da matéria e da linguagem. O seu processo investigativo possibilita compreender o seu caráter de artista outsider da atuação em circuitos de arte e galerias. Em sua trajetória, não há primado da pintura sobre outras possibilidades de produção de imagens, o que se reflete nesse trabalho quando apresenta um sentido crítico de rematerialização e diálogo com a narrativa da pintura e com imagens em movimento.
Numa pesquisa aparentemente endógena, seu estudo/esboço com personagens de dentes afiados e balões vazios permeados de sentidos, com narrativas pictóricas, gestuais e imagens animadas digitais, provoca a subjetivação e convida a mais um dialogo com a imagem.
Serviço
Abertura da exposição Quadro a Quadro
Data: 13 à 31/03/2019
Horário: 19h.
Local: Vila Cultural Cora Coralina
Obs.: Escolas públicas e particulares, universidades e grupos interessados podem agendar visitas guiadas gratuitamente pelo núcleo de ação educativa da vila cultural Cora Coralina telefone (62) 3201-9863. Visitas guiadas as exposições.