O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
bombeiro mirim

“Bombeiro Mirim deve ser modelo para diversos projetos do Governo de Goiás”, afirma Gracinha Caiado

Madrinha da turma de 2019, primeira-dama destacou que é motivo de orgulho ver que há uma nova geração sendo criada com base nos ideais de civismo, cidadania e patriotismo

Postado em 12 de março de 2019 por Jefferson Pereira dos Santos
“Bombeiro Mirim deve ser modelo para diversos projetos do Governo de Goiás”
Madrinha da turma de 2019

Da Redação

A primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado, madrinha da turma do Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros 2019, ficou tão entusiasmada com a formação das crianças e adolescentes que pretende levar a filosofia aplicada no curso para outras áreas do Governo de Goiás. “O Bombeiro Mirim deve ser modelo para diversos projetos do governo”, observou. As aulas começaram na última segunda-feira (11).

Gracinha parabenizou o Corpo de Bombeiros pelo trabalho de excelência, desenvolvido por uma corporação que, destacou, honra o Estado. Ela se prontificou a ser madrinha não apenas dessa turma, “diferenciada”, mas de todo o programa. “Contem comigo, sempre.” Sensível às necessidades dos mais jovens, a primeira-dama acompanha de perto o dia a dia das famílias goianas pelo fato de estar envolvida com os projetos da OVG, e assevera que as crianças precisam de educação e oportunidades. Para ela, é motivo de orgulho ver que há uma nova geração sendo criada com base nos ideais de civismo, cidadania e patriotismo. 

O coordenador do Bombeiro Mirim, tenente coronel Anderson Moura, comemorou o sucesso da edição. “A expectativa foi superada. Foram mais de 2,7 mil crianças e adolescentes cadastrados para as 150 vagas. A procura é alta e sabemos que serão pessoas que farão a diferença na sociedade”, explica. “É um divisor de água no futuro dessas famílias.”

Programa Bombeiro Mirim

O Programa Educacional Bombeiro Mirim tem como foco a valorização dos ideais de cidadania e civismo, seguindo, assim, a mesma tendência de outros programas do Governo do Estado nas áreas de educação e social. O programa é um complemento à formação escolar tradicional, com disciplinas voltadas para a ética, cultura, valorização e preservação do meio ambiente, reforço escolar, compromisso com as ações básicas de saúde, oriental sexual, práticas esportivas e sócio-recreativas, inserção do aluno no mundo globalizado de forma consciente e crítica, além do ensino de técnicas de primeiros socorros, salvamento aquático e prevenção de incêndios.

Criado em 2006, o Bombeiro Mirim atende crianças e adolescentes dos 8 aos 12 anos de idade. O embrião do programa nasceu em Caldas Novas e, depois, foi implantado em Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Luziânia, Catalão, Mineiros, Senador Canedo, Minaçu, Santa Helena, Goianésia, Trindade, Palmeiras, Morrinhos, Jataí, Inhumas, Formosa e Uruaçu.

A admiração das crianças e adolescentes pela profissão de Bombeiro Militar é o combustível que faz com que eles se interessem pelo conteúdo programático do curso, dividido em 12 disciplinas: Educação Física, Noções de Salvamentos, Noções de Primeiros Socorros, Estudo e Prática Bombeiro Militar – Ordem Unida, Noções de Teoria de Incêndio, Ética e Cidadania, Higiene Pessoal, Acompanhamento Pedagógico, Noções de Educação Ambiental, Noções de Educação no Trânsito, Prevenção e Combate ao uso de drogas, Noções de informática e Temas Transversais (palestra, filmes, recreação e atividades culturais).

Inscrições

Para fazer parte do Bombeiro Mirim, um curso gratuito, é necessário aguardar divulgação de edital para abertura de inscrições, com a divulgação das condições estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros no edital da respectiva localidade ao qual deseja inscrever-se, atentando sempre para o prazo estabelecido pelo edital. O curso pode ser mensal, semestral ou anual. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também