O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
reconhecimento

Aluno de escola municipal leva 3º lugar em concurso nacional de redação

Higor Melo escreveu dissertação argumentativa com o tema Promoção dos Direitos Humanos e Garantia do Acesso à Justiça

Postado em 22 de março de 2019 por Isabela Maria Moraes Serra
Aluno de escola municipal leva 3º lugar em concurso nacional de redação
Higor Melo escreveu dissertação argumentativa com o tema Promoção dos Direitos Humanos e Garantia do Acesso à Justiça

O aluno Higor Melo, do Ciclo III da Escola Municipal Rui Barbosa, levou o terceiro lugar no 4º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União, promovido no ano de 2018. O tema desta edição foi “Promoção dos Direitos Humanos e Garantia do Acesso à Justiça” e o educando escreveu uma dissertação argumentativa intitulada “O governo se finge de cego”, garantindo mais de 70 pontos na Categoria I do certame.

O orientador do projeto na instituição, professor Samuel Caetano, de Língua Portuguesa, contou como foi feita a preparação dos alunos para participar da competição. Ele explica que trabalhou com os alunos durante um mês, de forma interdisciplinar, a história, utilidade e importância dos Direitos Humanos para a sociedade. O concurso abrangeu educandos dos Ciclos II e III.

“O trabalho foi muito bom e feito durante um mês. O propósito foi tentar fazer um trabalho interdisciplinar, integrar a Língua Portuguesa com outras áreas, como história e geografia, para desenvolver questões críticas nos alunos. Abordamos a visão de como funciona os Direitos Humanos no mundo, qual sua história, porque eles são importantes. Discutimos bastante, principalmente sobre o contexto atual, com a questão política e de eleições”, falou.

Com as turmas de Ciclo III, a de Higor, o professor usou o material de apoio proposto pela própria DPU, como vídeos e gibis acerca do tema, e trabalhou diretamente com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, ratificada em 1948 pela Organização Mundial das Nações Unidas. Ele partiu do conhecimento prévio que os adolescentes tinham sobre o assunto e, gradativamente, foi aprimorando o conhecimento dos mesmos.

Higor Rafael da Paixão Melo, que tem 15 anos, será premiado com medalha de honra enviada pela Defensoria Pública da União, assim como o professor orientador, Samuel Caetano. O concurso tem como objetivo incentivar a reflexão e o debate sobre assuntos relacionados à educação em direitos nas escolas da rede pública de ensino de todo o país também nas unidades prisionais e sistema socioeducativo.

Núbia Alves, da editoria de Educação e Esporte*  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também