Polícia Civil autua quatro famílias por maus-tratos e exploração infantil
De acordo com a corporação, todas as vítimas estão matriculadas na escola. Uma delas, no entanto, não frequenta as aulas
Da Redação
A Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA) de Goiânia autuou quatro famílias por exploração do trabalho infantil, maus-tratos e outros crimes menores. Ação foi realizada em conjunto com o Conselho Tutelar, nesta quinta-feira (21), nos setores Jardim Europa, Jardim América e Novo Mundo. Objetivo é coibir práticas nas quais crianças e adolescentes fiquem expostos aos mais diversos riscos.
Segundo a corporação, a operação, lançada no Dia Mundial da Infância, comemorado em 21 de março, faz parte de um novo modelo de atuação da especializada. Ao todo, foram encontradas sete crianças com idades entre 5 e 12 anos em cruzamentos da capital. Elas vendiam balas e doces nas imediações dos semáforos. Algumas delas pediam dinheiro para os motoristas.
Por meio de denúncia anônima, a operação também localizou uma oitava criança vítima de maus-tratos. Os policiais constataram vários hematomas por todo o corpo da criança, que também foi levada à delegacia junto com os familiares.
De acordo com a Polícia Civil, todas as vítimas estão matriculadas na escola. Uma delas, no entanto, não frequenta as aulas. As outras estudam em um período e trabalham posteriormente. O Conselho Tutelar irá apurar a situação escolar de todas. As crianças e os responsáveis foram encaminhados à DPCA, onde foram autuados por maus-tratos, exploração de trabalho infantil e abandono intelectual e liberados em seguida. As famílias serão acompanhadas, e em caso de reincidência, os responsáveis poderão perder a guarda das crianças.