Ronaldo Caiado diz que a crise do Planalto com o Congresso Nacional está superada
Em reunião com presidente, governador de Goiás discute sobre articulação com o Congresso Nacional
Raphael Bezerra*
Em reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (Democratas), afirmou que a crise do Planalto com o Congresso Nacional está superada. Segundo o governador, a hora agora é de um “ciclo virtuoso” no Governo Federal. O encontro entre os dois chefes do executivo não estava na agenda do governador mas foi solicitado pelo presidente enquanto visitava Brasília para discutir outras pautas.
Caiado destacou ainda a importância de mais diálogo do governo Bolsonaro com o Congresso para a aprovação das pautas prioritárias do governo, como a Reforma da Previdência. O governador recomendou que o presidente coloque na agenda uma série de visitas aos estados após a visita diplomática em Israel.
“O sentimento do presidente é que o ciclo de crise está terminando”, disse. “Ele não tem nenhuma dificuldade em poder fazer aquilo que durante 28 anos ele praticou, que é a convivência com parlamentares e disse que chamará todos os líderes e presidentes de partido para o diálogo. Ele sabe da importância do Congresso Nacional para a governabilidade”, afirmou Caiado.
O objetivo do encontro não foi dar conselhos. “Foi uma conversa de dois amigos, já que nos conhecemos do Congresso Nacional, vivemos todos os momentos da Casa e somos mais do que nunca respeitadores do Legislativo. Foi um momento em que nós tivemos oportunidade de conversar, trocar informações”, disse.
O governador disse que trataram ainda de situações que todos os governantes estão vivendo. “Falamos das dificuldades administrativas e do meu apoio para que o Governo dê certo, consiga caminhar pelo País e mostre a necessidade de uma interlocução mais aberta e com resultados”, disse.
Caiado disse ainda que não tem ninguém mais competente do que o presidente, que já foi deputado federal, para resolver uma crise política. “E a disposição dele é essa. Ponto final nas crises e, a partir de agora, conversação direta, viagens, contato com a população e medidas para haver mudanças no País”, disse.
Questionado por jornalistas sobre a disputa entre velha e nova política, Caiado ainda disse que o conceito dessa polaridade quer dizer uma coisa só: “Aquilo que o presidente pregou em sua campanha, o que eu preguei na minha e que o Sérgio Moro (ministro da Justiça e Segurança) pregou é uma referência nacional. Essa é a política que a sociedade deseja. Transparência completa.”
Para ele, o governo tem grande resultados a mostrar. E citou o leilão da Ferrovia da Norte-Sul, marcado para amanhã, em São Paulo. “Eu sou um goiano que há 35 anos sonha com um trem passando na ferrovia. Esse é um marco na gestão do presidente Bolsonaro. É um momento que todos querem investir no País”, destacou.