Mais de 600 atletas embarcam para o JUGs, em Rio Verde
Esta edição reunirá estudantes de 12 universidades de oito municípios goianos
Foto: Randes Nunes
A 55ª edição dos Jogos Universitários do Estado de Goiás (JUGs) vai reunir 73 equipes de modalidades coletivas masculinas e femininas entre os dias 17 e 21 de abril, em Rio Verde. Ao todo 616 atletas estão inscritos nesta etapa. As inscrições encerraram na última quinta-feira (04).
Fustal é a modalidade com mais equipes inscritas, com 20 times. Seguido de futevôlei e vôlei de praia com 11 cada uma. Handebol e voleibol contam com dez times confirmados.
Ao todo atletas de 12 universidades, com idades entre 17 e 24 anos, vão desembarcar no sudoeste goiano para as competições. As universidades participantes são: Estácio de Sá, Faculdade Araguaia, Faculdade Quirinópolis (Faqui), Faculdade União de Goyazes (FUG), Objetivo de Rio Verde, IF – Rio Verde, Pontifícia Universidade Católica (PUC) Goiás, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás (UFG), UEG – CCET, Unicerrado e UniEvángelica.
As Instituições de Ensino inscritas representam oito municípios do Estado– Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goiatuba, Rio Verde, Mineiros, Quirinópolis, Trindade e Anápolis. Só pode participar alunos matriculados no ano letivo de 2019 em graduação ou pós- graduação em Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo MEC.
Para o presidente da Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), Lusimar Santos, reunir todos estes estudantes e atletas em um único lugar é um momento de congraçamento que só o esporte permite. “A realização dos jogos em municípios do interior faz com os estudantes de diversas universidades e cursos convivam e troquem experiências”, avalia.
Os JUGs
Depois desta etapa de modalidades coletivas ainda serão realizadas as individuais. Ainda estão em fase de inscrição os disputas de natação, lutas, atletismo e JUGs acadêmicos.
O evento é realizado pela FGDU, com apoio da Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Esportes, CBDU, Universidade de Rio Verde (Unirv), Super Bolla e Câmara Municipal de Rio Verde.
Os classificados nesta etapa vão disputar no mês de agosto, em Vitória (ES), a Conferência Central dos Jogos Universitários Brasileiros de Quadras, no qual estarão as principais equipes do Mato Grosso, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás.
Próxima sede
Goiatuba, no sul do Estado, é candidata a sediar os JUGs 2020.A FGDU foi ao munícipio e fez uma visita técnica. A Prefeitura Municipal e a UniCerrado apoiam a realização dos jogos no próximo ano no município.