terça-feira, 22 de setembro de 2026
Cidades

Excesso de conexões pode oferecer riscos

Quantidade exagerada de fios em um único poste contribui para acidentes e poluição visual

Sheyla Sousapor em
Excesso de conexões pode oferecer riscos
Quantidade exagerada de fios em um único poste contribui para acidentes e poluição visual

Higor Santana*

Postes de energia, além de serem utilizados para a iluminação pública, ainda têm a missão de sustentar fios de eletricidade, de telefonia, de internet, dentre outros tipos. Nesta estrutura, é curiosa a imagem de um emaranhado de conexões que ajudam a levar recursos para residências e empresas. A grande quantidade de ligações em um único poste sobrecarrega o sistema e compromete a estrutura que pode oferecer riscos de queda ou descargas elétricas. 

Segundo a Enel Distribuição Goiás, que trata do compartilhamento de postes, as empresas que utilizam a estrutura devem seguir o plano de ocupação e as normas técnicas da distribuidora local. O compartilhamento é o uso conjunto de uma infraestrutura da rede de distribuição aérea com as instalações das redes de telecomunicações. Já a gestão é do titular do poste e o serviço se dá por meio de aluguel. Segundo as normas técnicas da distribuidora de energia, podem ser feitas seis ligações em um poste, sendo cinco de empresas de telecomunicações e uma da Enel. A distância mínima para a fiação de baixa tensão em via urbana é de 5 metros. 

Um estudo recente realizado pela Companhia identificou que essas normas não vêm sendo cumpridas e muitas empresas estão sobrecarregando os postes da distribuidora, comprometendo a estrutura da rede de distribuição e a segurança dos clientes. O “bolo” de fios que se enrola e desenrola por diferentes cantos da cidade também tira um pouco da beleza dela. Grandes gambiarras trazem consequências negativas e perigosas.

Fiscalização

Com o objetivo de melhorar a imagem da cidade e diminuir a poluição visual, a Enel já iniciou ações de fiscalização da fiação dos postes da Capital. O objetivo é notificar as empresas que possuem contrato com a distribuidora de compartilhamento de infraestrutura, a fim de regularizar todas as situações de cabos e equipamentos irregulares. A iniciativa faz parte das atividades regulares do plano de fiscalização da empresa, previsto para toda área de concessão, para melhorar a imagem da cidade.

A empresa informou que pretende realizar fiscalizações por mês, com emissões de notificação em toda a sua área de concessão nos próximos três anos. Para a regularização, as empresas precisam apresentar um projeto de compartilhamento de postes, ter disponibilidade na rede e a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

Nas situações em que as empresas não realizarem as regularizações, a distribuidora irá efetuar a retirada da fiação clandestina e com risco emergencial. De acordo com o responsável pela área de Grandes Clientes da Enel, Carlos Falconiere, a ação pretende reduzir a poluição visual da rede no Estado e os riscos de acidentes envolvendo cabos soltos de telefonia. Ainda segundo ele, as empresas de telecomunicações já foram previamente notificadas sobre a ação e sobre as normas técnicas da Companhia para uso e compartilhamento dos postes.

Cabeamento subterrâneo

Um projeto de Lei, provado por unanimidade pela Câmara Municipal no ano passado, obriga a instalação de cabeamento subterrâneo de linhas de transmissão de energia acima de 69 quilovolts, as chamadas redes de alta tensão. O projeto, busca melhorar a qualidade da linha de transmissão de alta tensão na Capital. De acordo com a lei, serão plantadas árvores no lugar dos postes removidos para a retirada do cabeamento aéreo. “As árvores, além de terem o importante papel de amenizar o clima da cidade, têm função paisagística e de qualificação do espaço urbano, aumentando a qualidade de vida da população”, afirmou o autor do projeto vereador Elias Vaz (PSB).

A lei estabelece um prazo de 20 anos para que as concessionárias de transmissão e distribuição de energia elétrica façam a substituição, mas exige a troca anual de pelo menos 5% dos cabos, com previsão de multa em caso de descumprimento. “É um tipo de investimento que é mais caro no início, mas que traz benefícios a longo prazo. A cidade terá menos problemas com rompimentos de cabos, falta de energia e acidentes, sem contar a questão da poluição visual”, explica o vereador. (Higor Santana é estagiário do Jornal O Hoje sob orientação do editor de cidades Rhudy Crysthian) 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Operação mira grupo suspeito de aplicar fraude milionária contra instituição financeira em Goiás

“Falso Lastro”

Operação mira grupo suspeito de aplicar fraude milionária contra instituição financeira em Goiás

Ação da Polícia Civil cumpre prisões e buscas em Goiás, São Paulo e Mato Grosso e tenta bloque...
Gameleiras da Praça da Cirrose são avaliadas após queda de galho

ARBORIZAÇÃO

Gameleiras da Praça da Cirrose em Goiânia são avaliadas após queda de galho

Amma, Defesa Civil e SET avaliaram o local na segunda (21); bióloga da Amma afirma que poda não re...
Bombeiros não encontram sinais de queda de helicóptero que levava cantor Rick em SC

Desaparecimento

Bombeiros não encontram sinais de queda de helicóptero que levava cantor Rick em SC

Equipes concentram buscas em duas áreas de Urubici e trabalham com a possibilidade de pouso forçad...
Avanço de javalis preocupa produtores goianos e leva a alerta sanitário no campo

Descontrole

Avanço de javalis preocupa produtores goianos e leva a alerta sanitário no campo

Animais já foram registrados em 61 municípios goianos; Agrodefesa defende monitoramento de possív...
Rodoviários do DF aprovam greve para 28 de setembro após impasse nas negociações

greve

Rodoviários do DF aprovam greve para 28 de setembro após impasse nas negociações

Categoria cobra reajuste salarial e renovação de acordo coletivo; Celina Leão afirma que não ace...
pcd

pcd

Analfabetismo atinge 12,2% dos jovens com deficiência

Taxa é 12 vezes maior que entre jovens sem deficiência e chega a 40,4% entre pessoas com limitaç�...
rick

BUSCAS

Cães e drones térmicos reforçam buscas por helicóptero de Rick em SC

Equipes ampliaram a operação nesta terça-feira (22) após uma madrugada de buscas sem localizaç�...
calor

PREVISÃO DO TEMPO

Goiânia pode chegar aos 37°C e ter chuva isolada nesta terça (22)

Previsão indica umidade mínima de apenas 20% e possibilidade de chuva entre a tarde e a noite na c...