Moradores reclamam da falta de energia elétrica em Montividiu do Norte
Além da falta de segurança e os prejuízos causados pela falta de iluminação pública, eles têm preocupação com possíveis acidentes, uma vez que as ruas possuem buracos
Eduardo Marques
Moradores de Montividiu do Norte, cidade a cerca de 435 km de Goiânia, reclamam que estão há 4 dias sem o fornecimento regular de energia elétrica. Além da falta de segurança e os prejuízos causados pela falta de iluminação pública, eles têm preocupação com possíveis acidentes, uma vez que as ruas possuem vários buracos.
Proprietário de uma sorveteria na cidade, Marcos Ferreira afirma que a energia elétrica alterna em meia fase desde o começo da semana, quando técnicos da Enel estiveram no município. “Em toda cidade há variação de energia constantemente e por conta disso, os produtos do meu estabelecimento estão derretendo e estimo um prejuízo no valor de R$ 1800”, disse.
Por conta disso, ele questiona quem irá arcar com o prejuízo. “Esse aqui é o meu único rendimento e não consigo pagar por essa conta, que não é minha. Com esse prejuízo, quem vai me pagar?”, reclama o comerciante ao comentar sobre a negligência da Enel com o município.
Devido a falta de energia elétrica no município, a torre de telecomunicação está inoperante e por isso o sinal de telefonia está fora do ar. Ele afirmou que a internet na cidade é via rádio. “Por falta de energia elétrica, o sinal de telefonia está fora do ar e não conseguimos ligar para a Enel. Através de redes sociais, a distribuidora não me respondeu. É um descaso com moradores e comerciantes. Nós pagamos nossos impostos e a resposta que nos dão é o silêncio. Absurdo!”.
Morador do Assentamento Boa Vista, José Maria de Oliveira compartilha o mesmo problema que os demais moradores estão sofrendo. Ele conta que no local onde mora está há 4 dias sem o fornecimento contínuo de energia elétrica e também cobra das autoridades a solução para o problema.
“A energia voltou ontem às 3 horas da manhã, permaneceu ligada durante uma hora e até agora nada. Nós pagamos nossos impostos e a resposta que temos é essa. Estamos todos na mesma situação de desprezo”, reclama.
Além da zona urbana do município, fazendeiros da região também alegam que o fornecimento da energia elétrica está irregular. De acordo com o Ronaldo Leandro, ele teve de ir a Porangatu para fazer a reclamação e a Enel, segundo o morador, afirmou que iria resolver, porém até agora o problema continua.
Em nota, a Enel esclarece que fortes chuvas e ventos que atingiram a região causaram a interrupção no fornecimento de energia para alguns clientes nos últimos dias. Em certos locais, equipes encontram dificuldades de deslocamento, além de equipamentos quebrados, cabos rompidos e árvores na fiação elétrica, o que envolve a reconstrução da rede. A empresa informa que aumentou o número de equipes de emergência atuando em campo para normalizar integralmente o serviço. Os técnicos seguem trabalhando e restabelecendo gradativamente o fornecimento.