Vila mede forças com algoz da Aparecidense
Único goiano ainda vivo na Copa do Brasil, o Tigre recebe hoje o Bragantino-PA pelo jogo de ida da terceira fase do torneio nacional
*Luiz Felipe Mendes
Os três principais times da capital goiana vivem situações diferentes. Goiás e Atlético foram eliminados da Copa do Brasil, mas estão disputando a final do Campeonato Goiano. O Vila Nova, por sua vez, caiu fora do Goianão, mas segue firme e forte na Copa. Depois de ficar mais um mês sem jogar pelo campeonato, o Tigre enfrenta hoje, à s 20 horas, no Estádio OlÃmpico, o Bragantino-PA, responsável por ter despachado a Aparecidense do torneio.
Demorou muito tempo para este confronto ocorrer. Na fase inicial, as coisas transcorreram normalmente. Em sua primeira participação na história da Copa do Brasil, o Bragantino (não confundir com a equipe de mesmo nome do interior paulista) deixou para trás o ASA de Arapiraca, vencendo o jogo único por 1 a 0. Em seguida, veio toda aquela novela envolvendo Aparecidense e Ponte Preta, com o duelo entre os dois sendo anulado e remarcado. Finalmente, a vaga do Camaleão foi confirmada, mas ele caiu justamente perante o Bragantino, que venceu por 3 a 2 e avançou na competição. O Vila teve um caminho mais normal, mas recheado de emoção. Na primeira fase, ficou no 1 a 1 com o Manaus fora de casa e passou por causa do regulamento, o qual dava a vantagem do empate para os visitantes. Na segunda fase, empatou com o URT-MG em 2 a 2 e ganhou nos pênaltis.
Pode-se dizer que as duas equipes chegam empolgadas para o embate. O Vila foi eliminado pelo Atlético no Goianão, mas apresentou dificuldades ao rival, demonstrando evolução para a sequência na temporada. O Bragantino vem fazendo campanha histórica e tendo um bom 2019. No Campeonato Paraense, por exemplo, assegurou o terceiro lugar ao vencer o Paysandu nos pênaltis. Nas semis, perdeu para o Remo, uma das potências da região. No lado dos nortistas, a sorte ainda parece sorrir para o lado deles em relação aos mandos de campo: nas duas primeiras fases, o time jogou em sua casa, e agora irá disputar o confronto de volta em seus domÃnios. Cabe ao Vila tentar interromper esta maré de sorte, e a torcida pode ser fator decisivo. Os ingressos custam R$ 40 a inteira e podem ser adquiridos no Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), nas Lojas Sherife, na Loja Nação Colorada, na Papelaria Glória e pela internet. Aqueles que apresentarem uma aposta da Timemania com o Vila assinalado pagam meia-entrada.
Para aplicar o azar no Bragantino, o clube colorado precisará também superar alguns desfalques. O meia Alan Mineiro está com lesão muscular na coxa, com expectativa de retorno para a semana que vem, e o lateral esquerdo Gastón Filgueira fraturou o pé. Hélder vai substituir o defensor, mas no ataque há a dúvida para Eduardo Baptista. Danilo e Michel Douglas podem ser usados, de acordo com a estratégia do treinador. Além disso, o volante Ramon vai estrear com a camisa alvirrubra, entrando no lugar de Denner. No setor ofensivo, Facundo Boné foi sacado para a escalação de Juninho e Capixaba será titular. De qualquer forma, a formação vilanovense está bastante indefinida, mas não restam dúvidas de que o time deve ser escalado para tentar vencer a partida, já que o Bragantino demonstrou ser osso duro de roer dentro da casa deles. O confronto de volta está marcado para o sábado que vem, no Estádio Mangueirão, às 16 horas.