O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 28 de dezembro de 2025
MÚSICA CLÁSSICA

Filarmônica de Goiás homenageia Franz Joseph Haydn

Cultura

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 18 de abril de 2019
Purl: a linha contra a masculinidade tóxica
Disney e Pixar lançam curta que crítica o padrão de comportamento da chamada ‘sociedade patriarcal’

6439e46a0f6776978370da35ccb7507c

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) realiza o segundo concerto de sua temporada 2019, nesta quinta-feira (18), às 20h30, no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), unidade da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult Goiás). Sob a regência do diretor artístico da instituição, o britânico Neil Thomson, serão apresentadas as Sinfonias 2,3 e 4 de Haydn e a Sinfonia Nº5 de Dvoràk.

Ao longo de oito anos, a OFG tem o objetivo de apresentar o ciclo completo das sinfonias de Franz Joseph Haydn, composto por cem obras. O austríaco é considerado um dos mais importantes compositores do período clássico. Ele morreu aos 77 anos, e passou, pelo menos, meio século trabalhando pela música. O segundo movimento de seu Quarteto Imperador, de 1797, foi posteriormente adotado como o Hino Nacional da Alemanha.

Mozart era um grande admirador de seu trabalho, inclusive apelidando-lhe carinhosamente de ‘Pai de todos os compositores’. Haydn compunha cerca de três peças por semana, e estima-se que sua obra reúna mais de 5.000 composições. Era conhecido entre seus contemporâneos pela sua personalidade tranquila e otimista. Tinha um apurado senso de humor, que pode ser apreciado em várias de suas músicas. 

Cada um dos vários artistas que pintaram a face de Haydn durante sua vida tentou deixar transparecer sua personalidade agradável, apesar de não se enquadrar nos padrões de beleza da época. Haydn era considerado ‘feio’, de baixa estatura, e ficava surpreso quando as mulheres o seguiam durante as visitas a Londres. 

Haydn nasceu numa família modesta, em 1732, na vila de Rohrau, perto da fronteira com a Hungria; filho de Matthias Haydn e Maria Koller. Ninguém da família de Haydn estava ligado à música, apesar de Matthias Haydn ser um entusiasta da música tradicional e tocar harpa de ouvido. De acordo com os apontamentos autobiográficos de Haydn, a sua infância foi bastante impregnada de musicalidade, dando como exemplo os frequentes serões de canto com seus vizinhos.

O maestro

Neil Thomson é o regente titular da OFG desde 2014. Ele chegou a Goiás com o objetivo de ousar em uma versátil construção de um projeto musical de qualidade que beneficiasse a população goiana, sem distinção – e tem dado certo. “Permaneço trabalhando para que a Filarmônica de Goiás se consolide como uma das principais orquestras do Brasil”, diz Thomson. 

O maestro é responsável pela programação das temporadas da OFG, pelo planejamento das atividades da instituição, pela seleção do repertório a ser executado e pela preparação dos músicos e musicistas. Ele conferiu ao corpo sinfônico uma exímia qualidade artística. 

Nascido em Londres em 1966, ele estudou violino e viola na Royal Academy of Music (1984-87) e regência com Norman Del Mar no Royal College of Music (1987-89). De 1992 a 2006, foi regente titular no Royal College of Music, sendo o maestro mais jovem a ocupar este cargo. Foi nomeado membro honorário do RCM, em 1994, pelos serviços prestados à instituição.

SERVIÇO

‘Concertos Especiais’ – ‘A Noite de Haydn’

Quando: quinta-feira (18)

Horário: 20h30 (pontualmente)

Onde: Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON)

Entrada gratuita 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Goiás
Veja também