O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Cultura

Prosas rimadas, inspiradas na maternidade

Obra ‘Olhar de Mãe’, cuja linguagem é lúdica e acessível, será lançada nesta quinta-feira (25) em livraria na Capital

Postado em 25 de abril de 2019 por Sheyla Sousa
Prosas rimadas
Obra ‘Olhar de Mãe’

Sabrina Moura*

Ela é uma fase do universo feminino que pode ser considerada uma das mais importantes que existem. A relação entre mãe e filho se tornou prosa rimada na obra Olhar de Mãe, idealizada por dez amigas goianas com o apoio da Prefeitura de Goiânia e da Lei de Incentivo à Cultura,  e será lançada nesta quinta-feira (25), na livraria Pomar, Setor Sul, em Goiânia.

A empresária Carolina Adôrno, a publicitária Adriana Miranda, a arquiteta e empresária Camila Vilela, a fonoaudióloga especialista em amamentação Gabriela Brum, a médica dermatologista Jacqueline Melo, a servidora pública Lorena Amorim, a psicóloga especialista em maternidade MahaFalluh, a empresária Priscila Coutinho, a arquiteta e urbanista Roberta Thomé e a arquiteta e designer Tarcila Veiga contam, por meio de uma perspectiva poética, divertidas travessuras dos seus filhos. 

Carolina diz que todas elas são amigas, há anos, e vivem fases da vida parecidas. “Nossos filhos têm idades muito próximas. Dividimos madrugadas em claro, aflições e muitos momentos de alegria também que a maternidade nos trouxe. Escrevemos o livro para eternizar essa fase que vivemos, e que temos consciência de que passa muito rápido também”, revela.

Elas compartilham olhares sobre seus filhos, mostrando realidades diferentes, com linguagem acessível, o que contribui para estimular a formação de vocabulário e, ao mesmo tempo, proporcionar uma leitura agradável em família. “Nossos meninos vão crescer e nos proporcionar novas histórias. Aí – quem sabe – a gente escreve um outro livro Olhar de Mãe! Nesse, colocamos nossas lembranças e a nossa descoberta do sentimento de mãe, o maior amor que pode existir nesse mundo”, comemora Carolina. “O tema maternidade é muitas vezes fantasiado. Ser mãe é muito bom, mas é muito desafiador também. No livro, tratamos disso. Já duvidamos da nossa capacidade, já nos questionamos. E ganhamos confiança ao ver que a experiência da outra mãe é bem parecida com a nossa. Tudo passa: as coisas boas e as ruins”, completa a empresária.

O componente principal na relação de mãe para filho que está presente em todas as histórias do livro. Segundo Adôrno, é o amor arrebatador e incomparável que envolve essa relação: “As histórias do livro são sobre crianças e para crianças. A escrita é simples, com vocabulário fácil. Acho que as mães e crianças vão gostar”.

Dentre os desafios do ‘ser mãe’ na atualidade, na opinião de Carolina, educar bem uma criança é o maior deles, guiando a construção do seu caráter, ensinando a ser independente, a ter empatia pelas outras pessoas, ser responsável e solidário. “Hoje, a gente tem muito acesso à informação. Nos questionamos o tempo todo sobre cada decisão que tomamos e erramos, tentando acertar. E buscando acertar. Acho importante que a criança se sinta amada. O livro é uma ferramenta para demonstrar o nosso amor aos nossos filhos. Além disso, acreditamos que estimular o hábito da leitura em nossos filhos traz benefícios incalculáveis, ajuda na formação do pensamento crítico das crianças, enriquece o seu vocabulário, auxilia na construção do nosso futuro. É este o objetivo que pretendemos alcançar com a publicação do nosso livro”, finaliza ela.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Lançamento do livro ‘Olhar de Mãe’”

Quando: 25 de abril às 17h

Onde: Pomar Livraria e Brinquedos (Rua 132 A, 94, Setor Sul – Goiânia)

Valor do livro: R$ 35

Evento aberto ao público

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também