O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
Campanha de Vacinação

Estado pretende vacinar cerca de 573,8 mil pessoas com mais de 60 anos

Terceira fase da campanha começa nesta segunda-feira (29). A meta é imunizar pelo menos 90% das pessoas que integram os grupos prioritários

Postado em 29 de abril de 2019 por Jefferson Pereira dos Santos
Estado pretende vacinar cerca de 573
Terceira fase da campanha começa nesta segunda-feira (29). A meta é imunizar pelo menos 90% das pessoas que integram os grupos prioritários

Da Redação

Começa nesta segunda-feira (29), a terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com o objetivo de vacinar os idosos acima de 60 anos.  Eles fazem parte dos grupos prioritários para receber a imunização em virtude da diminuição de sua imunidade, quando o organismo fica mais passível a contrair infecções, como a gripe. Em Goiás, conforme dados da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), fazem parte desse grupo 573.809 pessoas.

Apesar de a campanha estar direcionada a pessoas com mais de 60 anos nesta terceira fase, a coordenadora de Ações em Imunizações da SES-GO, Joice Dorneles, faz um alerta para a necessidade da vacinação ainda das gestantes, puérperas e crianças de 6 meses até 5 anos e trabalhadores da saúde que ainda não se imunizaram. Esse grupo também prioritário foi convocado a receber a vacina na primeira e segunda fase da campanha, iniciada em 10 de abril. “Quem faz parte desses grupos e ainda não se vacinou deve procurar um posto de vacinação próximo de casa ou do trabalho”, orienta Joice.

Os últimos levantamentos da SES-GO, feito a partir das informações repassadas pelas Secretarias Municipais de Saúde, tabulados no dia 26, sexta-feira, apontam que a cobertura vacinal em todo o Estado ainda está baixa: apenas 19,39%.

Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza objetiva prevenir a ocorrência das formas graves da doença ocasionada pelos vírus A/H1N1, A/H3N2 e B nas pessoas que integram os grupos prioritários e, dessa forma, reduzir as internações, complicações e mortes decorrentes das infecções. O Ministério da Saúde distribuiu para Goiás 1.976.900 doses da vacina.

A meta é imunizar pelo menos 90% das pessoas que integram os grupos prioritários: crianças, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, idosos, portadores de doenças crônicas e baixa imunidade, professores, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Ao todo, são 1.830.408 pessoas que integram esses grupos. A intenção é que 1.647.408 delas sejam imunizadas (90% do total do grupo prioritário). 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.