Porcentagem de desempregados entre 18 e 24 anos é mais que o dobro da média nacional
A falta de experiência é um dos principais obstáculos que os jovens enfrentam
Da Redação
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta quinta-feira (16), pelo Instituto Brasieliro de Geografia e Estatísticas, a taxa de desemprego dos brasileiros de idade entre 18 e 24 anos é 27,3%, mais que o dobro da média nacional de 12,7%.
Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, afirma que a crise que o país enfrentou em 2014 pode ter consequências até os dias de hoje “Quem se formou em 2014 pode não ter experimentado o mercado de trabalho. A crise gera um estrago de longo prazo”, explicou.
Ainda segundo Cimar, o elevado número de desemprego dessa faixa etária pode causar grandes consequências a longo prazo “O jovem, geralmente, está preso a uma estrutura familiar. Em condições normais, o jovem já é mais afetado pelo desemprego. Quando o desemprego afeta a população adulta é mais preocupante, porque é essa parcela deveria efetivamente estar ocupada, já que a princípio seria a que já concluiu os estudos, se constituiu como arrimo de família e que tende a ter mais dificuldade de se recolocar no mercado”, avaliou o coordenador.