Presidente do Inep, órgão responsável pelo Enem, é demitido do cargo
Ele estava há menos de 20 dias na função
Da Redação
O presidente do Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Elmer Vicenzi, órgão responsável pela realização do ENEM, foi demitido nesta quinta-feira (16). Vicenzi havia assumido o cargo no último dia 29 de abril e foi a primeira baixa da gestão do atual ministro da educação, Abraham Weintraub.
O MEC afirmou que a demissão foi voluntária. No entanto, interlocutores afirmam que ele acabou responsabilizado pelo número errado, de R$ 500 mil e não o valor correto, de R$ 500 milhões, do custo da avaliação do ensino básico anunciado em coletiva de imprensa por Weintraub.
Outras rixas também foram apontadas como alguns dos motivos da saída de Elmer. Nos primeiros dias no cargo ele teria reservado um elevador exclusivo para a presidência. Além disso, Vicenzi, que era delegado federal, causava muito incômodo entre os funcionários por andar armado.
O ex-presidente do Inep é especialista em Direito Penal pela Escola Paulista de Direito. Ele já atuou como diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O novo presidente do Inep também tem MBA em Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV).