Semana de Meio Ambiente começa nesta segunda-feira em Goiás
O ponto alto da comemoração da Semana será no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com o lançamento oficial do Projeto “Juntos pelo Araguaia”
A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad Goiás) realiza desta segunda-feira (3), ao dia 7, sexta-feira, a Semana de Meio Ambiente. A programação começa às 8h30, no Auditório Lago Azul, do Centro de Convenções de Goiânia, com a presença do governador Ronaldo Caiado.
Durante o evento, será entregue o Prêmio Goiás Sustentável aos destaques na área de desenvolvimento sustentável. A programação conta ainda com uma homenagem à história das políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em Goiás e a exibição de um documentário produzido pela Agência Brasil Central (ABC), onde os servidores destacam momentos importantes do órgão ambiental do Estado.
Dentro da série de atividades preparadas pela Semad, a programação segue com a mostra fotográfica: Meio Ambiente Goiás – “Eu faço parte dessa história”, que fica em cartaz no Palácio Pedro Ludovico Teixeira e na sede do Setor Universitário. Entre os dias 4 e 7, na unidade da Semad do Setor Universitário, será apresentada a Mostra de Cinema Ambiental, sempre às 12 horas.
O ponto alto da comemoração da Semana será no dia 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente, com o lançamento oficial do Projeto “Juntos pelo Araguaia”. O evento contará com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, com os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional, e dos governadores Ronaldo Caiado (Goiás) e Mauro Mendes (MT).
A solenidade será realizada às margens do rio Araguaia, entre as cidades de Aragarças (GO) e Barra do Garças (MT). O cantor sertanejo Chitãozinho, da dupla com Xororó, será o embaixador do projeto.
Juntos pelo Araguaia
O projeto traz ações de recomposição florestal, conservação de solo e água, além de ações de saneamento nos municípios goianos envolvidos por meio de iniciativas de engajamento social junto aos proprietários rurais e todos os atores públicos e privados que tem atuação na região, viabilizando o desenvolvimento sustentável para todos.
Na primeira fase do projeto, a previsão é que os dois estados restaurem 10 mil hectares de áreas de preservação permanente e de recarga de aquíferos nas cabeceiras e nos afluentes que formam o Araguaia.
A concepção técnica do projeto é do Instituto Espinhaço, organização da sociedade civil especialista em projetos de recomposição florestal de larga escala e revitalização de bacias hidrográficas. Em Goiás, o projeto é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), sob a gestão da secretária Andréa Vulcanis, e conta com o apoio do Saneago. O Estado do Mato Grosso vai desenvolver ações simultâneas por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), sob a coordenação da secretária Maureen Lazaretti.
Veja programação completa clicando aqui.