Metrobus desiste do eixo estendido até Trindade, Goianira e Senador Canedo
Linha, que corta a Região Metropolitana de norte a sul, deve fazer uma transição para não prejudicar os usuários do transporte coletivo
Eduardo Marques
A Metrobus, responsável por operar o Eixo Anhanguera, decidiu parar de atender as cidades de Senador Canedo, Goianira e Trindade. A empresa disse que informou à Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC) a respeito e que essa mudança será gradual e “não trará nenhum prejuízo à população”.
De acordo com a Metrobus, a empresa precisou tomar essa decisão porque, em 2014, quando começou a operar nessas cidades da Região Metropolitana, a linha “passou de 13,8 km para mais de 70 km”, portanto aumentaram “as despesas, especialmente com pessoal, combustível, peças e pneus”.
A companhia disse que os passageiros continuarão a pagar o mesmo valor na passagem e que o serviço não vai deixar de existir, mas deve passar a ser feito por outras empresas.
A CMTC comunicou, por meio de nota, que “entendeu que este assunto não é da sua competência”, mas que, a partir de terça-feira (18), a Metrobus começou a se reunir com as empresas que devem assumir o serviço nas três cidades e, em cerca de 15 dias, deve apresentar à CMTC “um cronograma para o retorno às operações originais”.
Conforme a empresa, cerca de 200 mil pessoas usam o Eixo nessas três cidades. Os ônibus passaram a atender essa região em 2014. Até Trindade, o trajeto é feito pela GO-060. Os ônibus saem do Padre Pelágio e vão até o terminal da cidade.
Para Goianira, o percurso é feito pela GO-070 até a rodoviária municipal. Já o atendimento a Senador Canedo sai do Terminal do Novo Mundo e vai até o terminal do município, passando pela GO-403.