Grupos da Copa América 2020 são revelados
Abertura será realizada na Argentina, enquanto a final será disputada na Colômbia
Felipe André
A Copa América prepara algumas mudanças em seu formato, a primeira será que para se adequar o calendário europeu e ser disputada no mesmo ano da Eurocopa, fará uma edição em 2020 e então começará a ser realizada a cada quatro anos. O torneio no ano que vem acontecerá com duas sedes, uma na Argentina e outra na Colômbia. Serão 12 seleções, assim como nesse ano, mas apenas em dois grupos e não em três como acontece neste ano.
Além das 10 seleções filiadas a Conmebol, a Copa América vai contar novamente com dois convidados, Catar e Austrália. A Argentina vai receber o jogo de abertura no dia 12 de junho, e Colômbia, que receberá a final, provavelmente no dia 11 de julho, um sábado. Esse formato só está confirmado para 2020, em 2024 adiante ainda não se sabe.
No grupo norte, com jogos na Colômbia estarão: Colômbia, Brasil, Venezuela, Equador, Peru e uma seleção convidada. Já no grupo sul: Argentina, Chile, Paraguai, BolÃvia, Uruguai e uma seleção convidada.
Os quatro melhores de cada grupo se classificam para os mata-mata, que serão divididos entre os dois paÃses. Os dois primeiros de cada chave ficam nos paÃses onde jogaram a primeira fase. Quem se classificar em terceiro e quarto lugares terá que viajar. Na prática, o novo formato incha a fase de grupos e mantém a fase final do mesmo tamanho. Em vez dos atuais 26 jogos, o torneio terá 38. Cada seleção fará no mÃnimo cinco partidas, contra três hoje. Os times que chegarem à s semifinais vão disputar oito jogos, mais do que os atuais seis da Copa América e mais até do que os sete da Copa do Mundo.