Brasil e Peru fazem a decisão da Copa América
Seleções que se enfrentaram na fase de grupos chegam ao Maracanã em busca da glória; ambas tem apenas uma dúvida na escalação
Felipe André
Especial para O Hoje
Buscando um título que não vai para a prateleira desde 2007, o Brasil enfrenta o Peru neste domingo (7) na final da Copa América, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, às 17h. Enquanto os brasileiros querem o nono título do torneio, os peruanos comandados por Gareca só levantaram o troféu em duas oportunidades em toda a sua história. As duas equipes se enfrentaram na fase de grupos e terminou com goleada brasileira por 5 a 0.
Tite manteve o mistério sobre quem será o titular na lateral-esquerda, já que Filipe Luís até então titular sentiu dores na região posterior da coxa direita durante o empate com o Paraguai. Alex Sandro foi o seu substituto contra a Argentina e não decepcionou, deixando a decisão para o treinador que ainda não sabe se Filipe estará 100%. Apesar de não treinar na última quinta-feira, Alisson não será dúvida para a decisão.
O Peru tem apenas uma dúvida, a presença ou não do atacante Edison Flores, que divide a artilharia com Paolo Guerrero, cada um marcou duas vezes. O jogador sentiu dores no tornozelo direito na vitória sobre o Chile.
Em cinco jogos, cerca de 450 minutos disputados nesta edição da Copa América, a meta de Alisson, titular incontestável de Tite, não foi vazada. Com a vitória na semifinal por 2 a 0 sobre a Argentina, a seleção brasileira fica mais perto de conquistar pela primeira vez um título sem sofrer gols, o que não aconteceu em suas 17 conquistas oficiais: cinco Copas do Mundo, oito Copas Américas e quatro Copas das Confederações.
Independentemente do resultado a seleção brasileira vai sofrer uma baixa na comissão técnica. Edu Gaspar se despede após três anos como Coordenador Técnico de Seleções da Confederação Brasileira de Futebol e na próxima semana assume um cargo na diretoria executiva do Arsenal-ING. Tite já solicitou um nome de confiança e o ex-jogador Juninho Paulista foi sondado, mas não houve proposta oficial.
Retrospecto
Na história são 44 confrontos entre brasileiros e peruanos com 31 vitórias da seleção canarinho, nove empates e só quatro derrotas. Levando em consideração apenas a Copa América, a vantagem brasileira é mantida. Em 18 jogos, foram 12 vitórias do Brasil, com três empates e três derrotas. A última vitória peruana aconteceu Copa América do Centenário, em 2016, com um gol polêmico e que resultou na eliminação da seleção brasileira na fase de grupos e na demissão do até então treinador Dunga, que foi substituído por Tite.
O Peru já venceu a Copa América em duas oportunidades. Na primeira delas, em 1939, a competição ainda era disputada em pontos corridos, com a seleção alvirrubra terminando na frente do Uruguai, vice-campeão naquela oportunidade. Já em 1975, os peruanos precisaram de três finais para superarem a Colômbia e se tornarem campeões. Depois de perderem por 1 a 0 no primeiro jogo em Bogotá e vencerem por 2 a 0 em Lima, no jogo de volta, a decisão foi para uma partida de desempate, em Caracas, na Venezuela, quando o Peru venceu por 1 a 0.
Pesa a favor do Brasil o restrospecto de jogar em seu domínio. Em todas as quatro vezes que sediou o torneio, os brasileiros foram campeões e isso aconteceu em: 1919, 1922, 1949 e 1989.
Argentina e Chile se enfrentam no sábado (6) na disputa de terceiro lugar. A partida será realizada às 16h na Arena Corinthians, em São Paulo.