Festa de Trindade recebe mais de 3 milhões de fiéis e movimenta economia do município
A Romaria do Divino Pai Eterno de 2019 teve aumento de 20% no número de visitantes. A estimativa é que a festa injete cerca de R$ 30 milhões na economia local
Nielton Soares
A Romaria do Divino Pai Eterno de 2019, em Trindade, encerrada nesse domingo (7), recebeu 3 milhões e 200 mil visitantes. O crescimento foi de 20% em comparação com o ano passado. As informações foram repassadas pela Sala de Gestão Integrada (GSI), nesta segunda-feira (8), em entrevista coletiva. No setor econômico, a estimativa é que seja injetado cerca de R$ 30 milhões na economia local.
O secretário de Indústria, Comércio e Trabalho, Alexandre César, prevê que o setor privado tenha gerado 5 mil vagas de trabalho temporário. As barracas legalizadas somaram um total de 800, além disso, há os diversos vendedores ambulantes. Outro setor rentável é a rede hoteleira, com 83 lugares para hospedagens, entre hotéis, pousadas e dormitórios. “Somente a rede de hotéis não consegue comportar toda a demanda. Por isso, alguns moradores saem de suas casas, vão para a residência dos parentes e alugam suas moradias, garagens, quintais e calçadas”, disse.
O balanço dos 10 dias de festa considerou o trabalho realizado pelos 1.200 funcionários municipais. No período da romaria foram realizados 11.570 atendimentos e procedimentos ambulatórios. Aos visitantes foram disponibilizados seis locais: barraca da OVG, Centro de Atendimento ao Turista (CAT), santuário Matriz, carreiródromo e dois no santuário Basílica.
Segundo o prefeito de Trindade Jânio Darrot, o resultado da romaria 2019 foi positivo. Ele destacou o trabalho realizado em conjunto entre prefeitura de Trindade, governo de Goiás, igreja católica, polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. “Trabalhamos incansavelmente para que cada romeiro que veio até a nossa cidade pudesse se sentir acolhido, como se estivesse em sua casa”, afirmou.
Os visitantes puderam contar com o transporte coletivo gratuito do santuário Basílica até a rodoviária de Trindade. A parceira foi da Metrobus e Red Mob, tendo o eixo Anhanguera e o City Bus atendendo 24h.
Segurança
A Polícia Militar de Goiás disponibilizou mais de 3 mil membros para a cobertura da festa. A corporação contou com membros dos batalhões da Rotam, Bope, Choque, Cavalaria e Graer. O trabalho teve o apoio da Polícia Civil, com 100 policias distribuído em quatro pontos de atendimento 24h (santuários Matriz e Basílica, delegacias na Avenida Manoel Monteiro e Regional). Durante a romaria, foram registradas 22 ocorrências, com todos os envolvidos atuados e presos.
Já o Corpo de Bombeiros teve a atuação de 800 profissionais, atendendo 379 ocorrências. Em relação ao ano passado houve uma diminuição de 11% nos números gerais de registros. As ações foram concentradas nas regiões dos santuários Matriz e Basílica do Divino Pai Eterno e ao Longo da Rodovia dos Romeiros. Para a corporação, a queda dos índices é proveniente do trabalho de conscientização realizado durante todo o ano em redes sociais e na imprensa.