O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Saúde

Ministério da Saúde renova autorização para transplante de rins no HGG

Atualmente, o HGG ocupa a 10ª posição no ranking nacional em número de cirurgias, segundo Registro Brasileiro de Transplantes (RBT). Foto: Governo de Goiás

Postado em 10 de julho de 2019 por Jefferson Pereira dos Santos
Ministério da Saúde renova autorização para transplante de rins no HGG
Atualmente

Da Redação

Com um histórico de 280 transplantes de rins realizados em pouco mais de dois anos, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, em Goiânia, consegue a renovação da autorização pelo Ministério da Saúde (MS). O documento, a Portaria 750, de 11 de junho, possibilitará a consolidação da unidade, única da rede estadual habilitada para o procedimento, como a principal referência no transplante de rins em Goiás.

Atualmente, o HGG ocupa a 10ª posição no ranking nacional em número de cirurgias, segundo Registro Brasileiro de Transplantes (RBT). Para comemorar a renovação, o hospital reunirá transplantados em uma solenidade nesta quarta-feira, dia 10,  às 11 horas,  no auditório Luiz Rassi. O evento contará com a presença do secretário de Saúde, Ismael Alexandrino e demais autoridades.

Para se ter uma ideia da importância do hospital na realização de transplantes em pacientes com problemas renais no cenário nacional, de acordo com o RBT, o HGG foi responsável por 31 dos 45 transplantes realizados no Estado  de janeiro a março deste ano (68%).

Já no mesmo período do ano passado, Goiás foi o Estado que teve maior crescimento no número de procedimentos no País, passando de 18 no primeiro trimestre de 2017 para os 37, uma alta de 100%. Deste total, o HGG realizou 29. Na comparação do mesmo período, entre 2018 e 2019, o aumento no atual governo foi de 21%.

Além disso, o hospital tem conseguido aumentar, ano a ano, o número de procedimentos realizados.  Nos meses de janeiro a maio deste ano, o HGG realizou 57 transplantes ante 50 registrados no mesmo período de 2018, um aumento de 14%. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também