O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Celebração Mundial

No Dia da Pizza, conheça 5 curiosidades do prato mais famoso do mundo

Celebrada internacionalmente nesta quarta-feira (10), a pizza está no topo dos alimentos mais consumidos no planeta

Leandro de Castro Oliveirapor Leandro de Castro Oliveira em 10 de julho de 2019
No Dia da Pizza
Celebrada internacionalmente nesta quarta-feira (10)

Ingryd Bastos 

São centenas de sabores e combinações diferentes. Doces ou salgadas, vegetarianas e até mesmo de churrasco, ela sempre cai bem em quase todas as ocasiões e é considerada um dos pratos mais famosos do mundo.

Na capital goiana, o alimento vem ganhando cada vez mais espaço na gastronomia regional, segundo a Associação Brasileira de Restaurante (Abrasel-GO). Apesar de não fornecer um número preciso, a entidade afirma que a quantidade de estabelecimentos que vendem pizzas fica atrás apenas de bares e botecos. 

A vantagem da pizza é que ela agrada os mais diversos paladares e bolsos, já que existe uma variedade infinita de combinações de ingredientes, tamanhos e valores. Neste Dia Internacional da Pizza, nós, do O Hoje, selecionamos cinco curiosidades desta que é uma das comidas mais consumidas do planeta. 

1 – Egípsia, grega ou italiana?

Não, esses não são alguns sabores de pizzas, mas sim a origem do prato. Alguns acreditam que pizza teve origem com os egípcios, há seis mil anos, quando eles misturavam a farinha com água formando uma massa. Outros já defendem que as primeiras pizzas foram feitas na Grécia, onde continham em sua receita massas a base de farinha de trigo, água, grãos-de-bico e eram assadas em tijolos quentes. Mas foi na Itália que ela se expandiu para o mundo. Nessa época, a pizza era o alimento das pessoas de baixa renda que viviam no sul do país, já as pessoas mais ricas acrescentavam queijos, pedaços de linguiça ou ovos por cima.

2 – Só perdemos para Nova York 

d82f32ce92b51cb86f4caed1ca485c4d

São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo. São vendidas aproximadamente um milhão de pizzas por dia no Brasil e só na capital paulista é consumida mais da metade disso, cerca de 550 mil unidades, ficando atrás apenas da cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Consumo que movimenta mais de R$ 22 milhões no país, de acordo com a Associação de Pizzas do Brasil.

3 – Patrimônio da Unesco

092db1614f57f5707e651e81829a93c0

O prato ficou tão popular em todo mundo que a Unesco declarou a pizza como Patrimônio da Humanidade, em 2017. A chamada “Arte dos Pizzaiolos Napolitanos” entrou para a lista de Patrimônio Imaterial da humanidade, essa foi a primeira vez que um alimento virou patrimônio mundial. De acordo com a entidade, dois milhões de pessoas assinaram o ofício de petição da candidatura da “Arte do Pizzaiolo”, em 100 países diferentes. O presidente da Associação, Sergio Miccú, comemorou o evento distribuindo pizzas nas ruas.

4 – Dia da Pizza 

367d010cca1582565f5bde1b90696fe4

O dia da pizza no mundo foi marcado quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram o alimento pela primeira vez, em Napóles na Itália, no século XIX. A pizza feita para eles foi decorada com as cores da bandeira do país: Branco (queijo); Verde (Manjericão); Vermelho (tomate). A pizza ganhou então o nome da rainha. 

5 – Recorde

2875b9a026f1253eb6a6ce5116225966

Com quase dois quilômetros de extensão, a maior pizza do mundo foi produzida em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2017. Quebrando o recorde anterior da pizza feita um ano antes, na Itália, com 1,85km. A organização responsável pelo livro do Guinness Book certificou que a pizza de Los Angeles seria maior, com 1,93km. A massa pesava um pouco mais de 3.500 quilos, com 1634 quilos de queijo e 2.542 quilos de molho, ela foi preparada em três fornos industriais, durante oito horas.

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também