O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Boa notícia

Deputado quer fim da cobrança da tarifa básica de água em Goiás

A proposta é alterar o Marco Regulatório da Prestação de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário

Postado em 15 de julho de 2019 por Leandro de Castro Oliveira
18 bairros poderão ficar sem água neste domingo (17) em Goiânia e Aparecida
A previsão de normalização do abastecimento será de forma gradual ainda ao longo do dia de domingo (17) - Foto: Divulgação

Nielton Soares

O deputado Cairo Salim (Pros) quer a proibição da tarifa básica, cobrada no serviço de fornecimento de água. O parlamentar propõe alteração no Marco Regulatório da Prestação de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, instituído pela Lei nº 14.939/04. A matéria está sendo analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa. 

Segundo o deputado, o consumidor goiano é obrigado a pagar a tarifa básica mais o valor consumido no mês.  “Assim, não se mostra justo ou razoável que o consumidor tenha que pagar por valores que não sejam aqueles correspondentes ao que efetivamente utilizou, e tem que arcar pela suposta manutenção e operação do sistema de saneamento disponibilizado pela concessionária, cuja responsabilidade deva recair somente sobre a mesma”, defende.

Lei

A legislação descreve que a tarifa básica é um custo mínimo fixo necessário para amortização, operação e manutenção do sistema. Além disso, as regras devem ser aprovadas por órgãos de fiscalização e regulação. 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também