O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 7 de janeiro de 2025
Goiânia

Secretaria da Mulher divulga balanço de atividades do primeiro semestre de 2019

Nos primeiros seis meses de 2019, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) fez mais de 2 mil atendimentos

Postado em 15 de julho de 2019 por Redação
Secretaria da Mulher divulga balanço de atividades do primeiro semestre de 2019
Nos primeiros seis meses de 2019

Da Redação

Balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de Goiânia (SMPM) aponta que, entre frentes de serviços e mutirões realiados pela Preeitura de Goiânia, alem de programas desenvolvidos pela secretaria, mais de 2 mil atendimentos foram prestados às mulheres goianienses nesses seis primeiros meses de 2019. As informações tem o objetivo de prestar contas à população sobre as atividades realizadas pela secretaria.

Na casa abrigo Sempre Viva, serviço de acolhimento institucional para mulheres vítimas de violência doméstica ou nas relações íntimas de afeto com o risco de morte, bem como de seus dependentes, foram feitos 19 abrigamentos de mulheres, sendo duas gestantes e 9 dependentes. Além disso, foram realizados 84 atendimentos psicológicos, 5 acompanhamentos na área da saúde, 3 acompanhamentos na área da educação, 1 encaminhamento para curso de qualificação profissional, 2 serviços para obtenção de documentação e duas passagens de retorno as suas cidades de origem. A equipe interdisciplinar ainda faz o acompanhamento de 3 mulheres que já adquiriram autonomia emocional e financeira e já foram desligadas da casa abrigo.

Já no Centro de Referência de Atendimento à Mulher Cora Coralina, serviço que oferta o acolhimento e acompanhamento interdisciplinar (social, psicológico e de orientação jurídica) às mulheres em situação de violência de gênero, foram realizados 161 atendimentos.

Também foram feitas três Rodas de Conversas para mulheres nos Jardins do Cerrado VII, III e I com temas sobre Saúde da Mulher, Violência Doméstica e Familiar e Reciclagem, onde participaram 134 mulheres em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo das mulheres e a autonomia econômica, o órgão disponibiliza cursos de qualificação profissional. Em 2019, por meio do convênio “Mulher, Trabalho e Cidadania” com o Governo Federal em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), foram oferecidos os seguintes cursos: Assentamento de Cerâmica, Panificação, Modelagem Industrial para Jeans, Corte de Tecidos para Confecção de Roupas e Costura industrial. Ao todo foram capacitadas 474 mulheres.

Segundo a secretária da Mulher, Ana Carolina Almeida, a equipe da pasta está atuando fortemente com o objetivo de criar, promover e articular políticas para reduzir as desigualdades e as discriminações na política de gênero. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também