Pode hambúrguer na dieta? Veja como deixá-lo mais saudável
O sanduíche está na lista das junk foods, mas é possível consumi-lo sem culpa com algumas trocas de inteligentes
Aline Bouhid
O hambúrguer é certamente uma das junk foods mais consumidas na atualidade. Os primeiros registros da combinação pão com carne são de 1836. Queridíssimo e com espaço reservado em cardápios do mundo todo, ele costuma ser supercalórico. No entanto, se você não dispensa o famoso pão com carne (e queijo), há maneiras de consumi-lo de forma saudável.
Segundo Isabella Lessa, nutricionista especialista em nutrição esportiva e em segurança alimentar, é possível sim incluir o hambúrguer na dieta. Isoladamente, ele não é capaz de estragar um estilo de vida saudável. “Costumo falar para meus pacientes que o que te engorda ou o que emagrece é que você faz como regra, e não o que você faz como exceção”, comentou. Ela explica ainda que se a pessoa faz a alimentação correta e pratica atividade física, não tem motivos para sentir culpa por comer um hambúrguer e socializar com as pessoas.
Para aqueles que estão em dieta de emagrecimento, e não querem sair fora da dieta, ela lembra que atualmente existem muitas opções de hambúrguer no prato. “Tem o queijo, tem a cebola, tudo do recheio, mas não tem o pão e, ao invés das fritas, uma salada. Isso já ameniza muito, você coloca a salada no prato e o que aumenta a quantidade de fibras e diminui o índice glicêmico”, sugere a nutricionista.
“Outra sugestão, é trocar o tradicional refrigerante pelo suco natural”, comentou Lessa. Ela ressaltou ainda que em todas as refeições as pessoas podem fazer escolhas melhores, mais saudáveis, basta analisar e fazer a opção. Normalmente, quanto menos artificial e processada, melhor é a alimentação.