Brasileiro é eleito melhor padeiro do mundo
Rogério Shimura atua na área há 32 anos e vai lançar um modelo inovador de padaria Express essa semana, em São Paulo
Ingryd Bastos
O chef Rogério Shimura foi eleito o melhor padeiro do mundo desse ano, pela Union od Bakers and Confectioners (UIBC), união que reúne associações de panificação de todo o mundo. O brasileiro que nasceu no interior de São Paulo divide o título com o chef Gustaf Mabrouk, da Suécia, muito famoso pelos seus conhecimentos sobre chocolates.
Rogério conta que o resultado do prêmio é fruto de muitas pesquisas sobre inovação e estudo sobre as tendências do mercado mundial. Junto com ele, estava disputando outros chefs da categoria de países como Alemanha, Suíça, Taiwan, Islândia e Uruguai.
“Quando recebi a ligação achei que queriam falar sobre a Fipan [feira do setor que acontece essa semana] quando ouvi que ganhei o prêmio, nem acreditei!”, exclamou.
Shimura foi eleito, no ano passado, o melhor padeiro das Américas pela Confederação Interamericana da Indústria do pão (Cipan). Ele atua na área desde 1987, hoje é dono da rede Shimura pães, o padeiro que deu continuidade na tradição de família planeja investir em modelos de padarias Express, com sete metros quadrados espalhados pela cidade de São Paulo. “Minha primeira loja abri em 1987, minha família está no ramo da panificação desde 1946. Entregávamos pães com a carroça”, lembra.
Há pouco tempo o chef tinha duas lojas em um shopping de São Paulo, mas não conseguiu se manter. “Manter loja em shopping ficou caro, vamos investir em lojas menores e de rua na cidade”, explica. A data de abertura das novas lojas ainda não foi definida.
Rogério Shimura vai estar na Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Business (Fipan) até o dia 26, em São Paulo, no evento vai lançar oficialmente o modelo de panificadora express.