O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 25 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Bicampeã olímpica

CBF anuncia nova treinadora da seleção feminina

Contrato de Pia Sundhage será de dois anos com opção de renovação pelo mesmo tempo – Foto: Laís Torres/CBF

Postado em 25 de julho de 2019 por Raphael Bezerra
CBF anuncia nova treinadora da seleção feminina
Contrato de Pia Sundhage será de dois anos com opção de renovação pelo mesmo tempo - Foto: Laís Torres/CBF

Felipe André

Após a demissão de Vadão, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a contratação da sueca Pia Sundhage como nova treinadora da seleção feminina de futebol. A nova comandante foi a primeira opção de Rogério Caboclo, presidente da CBF, e acumula duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, e 2012, em Londres, com os Estados Unidos, além de ser vice-campeão mundial em 2011. Durante seu comando a Suécia conquistou de forma inédita a medalha de prata na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

De acordo com o comunicado oficial da CBF, a negociação foi concretizada na tarde desta quarta-feira (24), dois dias após a demissão de Vadão. Pia acertou um contrato inicial de dois anos, com possibilidade de renovação por mais dois anos.

“A escolha da Pia reflete a nova dimensão que vamos imprimir ao futebol feminino no Brasil. A partir da sua chegada, desenvolveremos um planejamento totalmente integrado entre a Seleção Principal e a base, equilibrando objetivos de curto prazo, como Tóquio 2020, com a renovação contínua dos nossos talentos. Pia reúne a experiência e o talento perfeitos para isso. É uma enorme alegria termos essa lenda do futebol feminino no nosso time. Na busca permanente por inovação e excelência, teremos pela primeira vez, uma treinadora estrangeira comandando a Seleção Brasileira Feminina”, afirmou o presidente da CBF, Rogério Caboclo. 

Carreira

Pouca gente conhece tanto o futebol feminino como Pia Sundhage. Nova técnica da Seleção Brasileira, a sueca começou sua trajetória na modalidade quando tinha apenas 17 anos. Em 1977, deu início à sua carreira como atacante no futebol sueco. Dotada de boa técnica e um preciso poder de finalização, Sundhage foi uma das expoentes do futebol feminino. 

Com a camisa da Suécia, disputou a primeira Copa do Mundo da FIFA, em 1991. Também jogou a Copa de 1995 e as Olimpíadas de Atlanta, em 1996. Nestas três competições, marcou cinco gols em 13 partidas. Ao todo, foram 144 jogos e 71 gols pela Suécia. Foi campeã da primeira edição da Euro Feminina, em 1985, e ficou com o vice dois anos depois. 

Depois de disputar a primeira edição dos Jogos Olímpicos da história do futebol feminino, Pia encerrou a carreira como jogadora e começou sua trajetória como técnica. Após trabalhos como assistente, Sundhage teve a primeira oportunidade como técnica no Boston Breakers, dos Estados Unidos. Mas foi no futebol de seleções que ela mais brilhou. 

Antes de assumir o time dos Estados Unidos, Pia trabalhou como assistente da China na Copa do Mundo de 2007. Foi justamente naquele Mundial, em função de uma derrota por 4 a 0 para a Seleção Brasileira na semifinal, que a sueca recebeu a chance de comandar as norte-americanas. Com os EUA, foi bicampeã olímpica, em 2008 e 2012, e vice-campeã da Copa do Mundo, em 2011. No ano em que conquistou os Jogos Olímpicos de Londres 2012, Pia foi eleita como a melhor treinadora de futebol feminino pela FIFA. 

Depois desta passagem vitoriosa pela seleção dos Estados Unidos, ela aceitou um desafio e tanto: comandar a Suécia. O primeiro objetivo era a Euro de 2013, disputada em casa. A campanha parou na semifinal. Pia comandou a Suécia na Copa do Mundo do Canadá, em 2015, e surpreendeu o mundo ao eliminar Estados Unidos e Brasil (nos pênaltis) nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. 

Na ocasião, a Suécia ficou com a prata. A última competição de Pia Sundhage no comando da seleção sueca foi na Euro de 2017, quando as escandinavas ficaram nas quartas de final. Pia Sundhage deixou o comando da Suécia depois da Euro. 

FICHA TÉCNICA

Nome: Pia Morror Sundhage 

Nacionalidade: Suécia 

Idade: 59 anos 

Principais trabalhos como treinadora: Hammarby (Suécia), Boston Breakers (EUA), Kollbotn (Noruega), KIF Orebro (Suécia), China (assistente), Estados Unidos, Suécia e Suécia Sub-17 

Títulos: Jogos Olímpicos de 2008 e 2012 

Eleita a Melhor Treinadora de Futebol Feminino pela FIFA (2012) 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também