Ansiedade? Confira quais alimentos podem ajudar a combater o problema
Mais de 18 milhões de brasileiros sofrem com o transtorno, médicos explicam como a alimentação pode ser uma ótima aliada das pessoas ansiosas
O Brasil é o país mais ansioso do mundo. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) 18,6 milhões de brasileiros vivem com o transtorno, esse número representa 9,3% da população.
Entre diversos tipos de tratamentos, o médico Wesley Schunk explica que a alimentação correta pode prevenir e até combater a ansiedade. Segundo ele, as maiorias das pessoas desenvolvem a doença por causa da falta de nutrientes essenciais no corpo ou por excesso de alimentação ruim.
Se você sofre com o problema, confira as dicas do médico para prevenir ou combater a ansiedade através da alimentação:
1) Vitaminas B12 e Complexo B
Essas vitaminas podem ser encontradas em ovos, carne de animais tratados com capim, aves domésticas, salmão selvagem e vegetais de folhagens verdes.
O médico explica que as vitaminas B ajudam a produzir serotonina sem que o corpo precise recorrer ao açúcar ou gorduras saturadas. Já a B12 é fundamental para a saúde do sistema neurológico, melhorando o equilíbrio hormonal, influenciando assim o humor e bem-estar.
2) Magnésio
Os alimentos rico nesse mineral são as nozes como o gergelim, amendoim, girassol. Frutas como a uva, banana e abacate, grãos e derivados como a granola, trigo e aveia.
De acordo com Wesley, a falta do magnésio no corpo humano pode causar depressão. Além disso ela é responsável pelo controle de açúcar e pelas funções nervosas do organismo.
3) Gordura EPA
Já ouviu falar em gordura boa? Sim, ela existe. A gordura EPA é um ácido graxo essencial para a saúde mental, evitando também a depressão. Um bom exemplo dessa gordura é o Ômega 3.
Alimentos como: peixes gordurosos, frutos do mar, semente de linhaça, nozes, óleos de peixe e sementes de chia, são ricos nessa gordura benéfica para a saúde.
4) Cálcio
Alimentos com cálcio é relaxante e pode diminuir a ansiedade, explica o médico. Mas ele orienta evitar os produtos industrializados e indica um ótimo substituto, o iogurte kefir.
O kefir é uma colônia de micro-organismos que fazem bem a saúde, ela elimina as bactérias ruins do organismo e previne doenças, além de ser ótimo para quem tem intolerância a lactose. Esse iogurte pode ser comprado, mas também pode ser produzido em casa.