Niquelânia realiza 271ª Romaria de Nossa Senhora do Muquém
A programação da festividade começa nesta segunda-feira (5) e termina no dia 15.
Nielton Soares
A Romaria de Nossa Senhora D’Abadia de Muquém começa nesta segunda-feira (5) e vai até o próximo dia 15. A festa religiosa acontece no município de Niquelândia, no Norte de Goiás, há 271 anos e é considerada a mais antiga do estado. A programação inicial consiste na saída dos fiéis da cidade conduzindo a imagem de Nossa Senhora D’Abadia pela Rodovia da Fé até ao Santuário de Muquém. A procissão ocorre durante toda a noite.
A celebração religiosa tornou-se referência turística no estado. Uma vez que todos os anos, cerca de 100 mil pessoas participam do evento. Na festividade de dez dias acontecem missas, batizados, casamentos e procissão. Em meio à programação religiosa, há barracas com comidas típicas e o comércio de artesanatos e outros artigos. A tradicional romaria já foi registrada na literatura pelo romancista Bernardo Guimarães, na obra “O Ermitão de Muquém”.
Início
A celebração em homenagem a santa Católica teve início em 1748. Naquela época havia a busca por minas de ouro na região, chamado de povoado de São Tomé. Lá existia um quilombo de escravos que trabalhavam nas minas. Segundo a tradição, um português chegou ao povoado e fez exploração do ouro sem pagar o tributo de quinto à Coroa Portuguesa. Ele foi julgado e absolvido, atribuindo o fato como milagre de Nossa Senhora, pois antes de ir ao tribunal havia prometido se não fosse condenado, mandaria vir da Europa uma imagem da santa.