O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 25 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Crise Energética

Celg GT deve usar recursos do BNDES e investir em distribuição de energia em Goiás

Empresa pode ser usada de forma emergencial para reduzir danos causados pela Enel e solucionar crise energética no Estado. Foto: Divulgação / Humberto Silva.

Postado em 7 de agosto de 2019 por Redação
Celg GT deve usar recursos do BNDES e investir em distribuição de energia em Goiás
Empresa pode ser usada de forma emergencial para reduzir danos causados pela Enel e solucionar crise energética no Estado. Foto: Divulgação / Humberto Silva.

Jorge Borges

Em reunião nesta terça-feira (6) com a bancada goiana no Congresso Nacional, em Brasília, para discutir soluções para a crise energética causada pela ineficiência da Enel, o governador Ronaldo Caiado e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano Rocha Lima, discutiram entre as propostas, usar a Celg GT, de forma emergencial, para atuar na distribuição de energia. 

O secretário explicou que a Celg GT, que é uma geradora de energia, se encarregaria de investir também na rede de distribuição com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável (BNDES). A empresa que cuida da geração teria acesso à rede da Enel e passaria a ter a responsabilidade de fazer as ampliações necessárias. Para isso, o BNDES daria uma linha de crédito de até R$ 2 bilhões”, esclareceu.

Com o investimento na rede, 480 megawatts seriam recuperados, dentro de uma ação emergencial. Em contrapartida, a Enel deverá aumentar a parte da tarifa que hoje é transferida para a Celg GT, de forma proporcional ao investimento realizado. “Haveria um reequilíbrio na repartição dessa tarifa. Assim a Celg GT recuperaria o investimento, sendo ressarcida ao longo do tempo”, completou Adriano.

A reunião com a bancada foi realizada logo após o encontro do governador com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Rodrigo Maia, e com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Para o sucesso da proposta, a bancada goiana na Câmara e no Senado é fundamental. Em reunião com os congressistas, o governador reforçou a importância do apoio dos parlamentares na solução do caso. Os próximos passos serão a formalização da proposta e a espera pelo posicionamento da Enel. 

Empresa

A CELG Geração e Transmissão S.A. (CELG GT) é uma empresa de exploração técnica e comercial de instalações de geração e de transmissão, que atua por meio de contratos de concessão específicos. Criada em 15 de outubro de 1999, e homologada em 11 de abril de 2005. 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também