Leandro Demori realiza conferência no 8º Congresso Estadual dos Jornalistas de Goiás
Editor executivo do site The Intercept, que está recebendo ameaças, veio a Goiânia sob esquema de segurança. Foto: Divulgação.
Jorge Borges
O jornalista e editor executivo do site The Intercept Brasil, Leandro Demori, esteve na noite desta sexta-feira (9) em Goiânia para a abertura o 8º Congresso Estadual dos Jornalistas de Goiás. O evento que começou ontem e vai até este sábado (10), acontece no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa de Goiás.
Leandro que foi conferencista realizou uma palestra às 19h30, com o tema “Afirmar o Jornalismo e o papel dos Jornalistas: função social, viabilidade econômica e desafios da profissão”. Na ocasião o editor abordou a questão dos vazamentos da Operação Lava-Jato e a atuação do veículo na divulgação do material.
Em entrevista à uma rádio da Capital ontem (9), o presidente eleito do Sindjor-GO, Cláudio Curado, disse que foi preciso criar um esquema de segurança para garantir a conferência do jornalista. “Demori está sofrendo ameaças. É preciso garantir sua integridade física. Enquanto acontecem todas essas perseguições, os jornalistas estão sendo obrigados pelo mercado a tornarem-se empreendedores individuais. É preciso que a categoria se posicione politicamente. As entidades sindicais estão sendo atacadas de todas as formas”, declarou Cláudio.
Além de Leandro Demori, o congresso conta ainda palestras de Vinícius Sassine, repórter da sucursal do jornal O Globo, Maria José Braga, presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ, George Marques, jornalista da revista eletrônica Fórum, Renata Mielli, coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Flávio Peixoto, jornalista e presidente da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas, Laércio Portela, jornalista da Marco Zero Conteúdo de Pernambuco e o coletivo de jornalismo investigativo.
O encerramento neste sábado (10) será com a posse da nova Diretoria do Sindjor Goiás eleita em julho para o triênio 2019-2022. (*Com informações do Sindijor-GO).