Conselho de Patrimônio aprova instalação de plataformas na Praça do Cruzeiro
No local, serão instaladas duas estações de embarque e desembarque do transporte coletivo, como continuação do corredor da BRT Norte-Sul.
Nielton Soares
O Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (15), por unanimidade, o projeto de implantação de duas plataformas do BRT Norte-Sul na Praça do Cruzeiro. A Prefeitura de Goiânia afirmou que serão instaladas as estações de embarque e desembarque nas laterais da atual Praça. O custo da obra está prevista em R$ 800 mil.
Segundo a administração municipal, será feita a revitalização da Praça, reestruturando o monumento ao Cruzeiro e dos painéis. A programação do projeto também contempla a reforma de bancos, calçadas, trocas de lâmpadas e novas sinalizações no local. Além disso, o planejamento é refazer o paisagismo, reconstruir a fonte (que passa a ter um espelho d’água), a instalação de um parque infantil e aparelhos de ginástica.
Por tratar-se de patrimônio público tombado, a competência para tal aprovação é do Conselho de Preservação. Assim, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) fez consulta ao órgão para saber qual era o posicionamento sobre a intervenção no local. O gerente do Fundo Municipal do Meio Ambiente e membro do Conselho de Preservação, Sandro Lopes, decidiu a favor da obra, considerando os laudos técnicos.
Segundo Lopes, não apenas a história, patrimônio e cultura precisão de preservação, mas, conforme a situação, que atende ao interesse público, deve também ser avaliada. Uma vez que caso não haja a obra no local, a comunidade ficaria prejudicada.