Serra das Areias teve 10% de sua área incendiada em menos de um mês
Em 20 de julho, o fogo consumiu 26 hectares da reserva de Serra das Areias. Ontem (19), atingiu mais 3 hectares. Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros
Aline Bouhid
Em menos de um mês, a Serra das Areias, que é a principal Área de Proteção Ambiental (APA) da região metropolitana da capital teve mais de 10% de sua área comprometida por conta de incêndios. Em 20 de julho, o fogo consumiu 26 hectares. Ontem (19), atingiu mais 3 hectares.
A área da reserva corresponde tem 2.890 hectares e as nascentes da região são responsáveis por cerca de 15% do abastecimento de água de Aparecida de Goiânia. É a segunda maior área verde da região metropolitana, ficando atrás apenas do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 4 mil incêndios florestais foram registrados de janeiro a julho deste ano no estado. São quase mil ocorrências a mais do que o mesmo período do ano passado, que foram 3.084. O País vive a maior onda de queimadas dos últimos anos, afetando Norte e Centro-Oeste do Brasil.
Aliada ao mau tempo, a fumaça ajudou a escurecer a capital paulista ontem (19) em plena tarde. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram 71.497 focos de incêndio entre os dias 1 de janeiro e 18 de agosto deste ano. O número é 82% maior do que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 39.194 focos de incêndio. Este é o maior número de queimadas dos últimos sete anos.