Bolsonaro receberá alunos goianos que foram premiados pela Nasa
Palácio do Planalto agendou para a próxima quarta-feira (28) audiência com estudantes do Sesi que inventaram um chiclete para astronautas à base de pimenta. Foto: Divulgação
Da Redação
O presidente Jair Bolsonaro abriu sua agenda na próxima quarta-feira (28) para receber a equipe do Sesi Canaã premiada pela Nasa por inventar um chiclete de pimenta capaz de ajudar astronautas a sentir o cheiro da comida no espaço. A audiência atende a um pedido do deputado federal Glaustin da Fokus (PSC-GO), que convidou para o compromisso o governador Ronaldo Caiado e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel.
Os alunos desenvolveram durante 11 meses o “chiliclete”, uma goma de mascar com ingredientes de pimenta para auxiliar astronautas a sentirem o cheiro e o sabor dos alimentos. A equipe constatou que a falta de gravidade no espaço causa perda de olfato e paladar, porque o sangue do corpo se concentra na cabeça e no peito.
A equipe goiana superou 70 grupos de 12 países para ganhar o maior prêmio do Torneio de Robótica da Virgínia Ocidental, realizado pela Agência Espacial Norte-Americana em julho, nos Estados Unidos. São seis meninos e uma menina, com idades de 15 a 17 anos, orientados por dois professores de suas turmas de ensino médio no Serviço Social da Indústria (Sesi).