O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 7 de janeiro de 2025
Queimadas

PF vai investigar “Dia do fogo” no Pará

Na noite de ontem (25), o presidente Jair Bolsonaro assinou despacho determinando à Polícia Federal a investigação sobre a “possível existência de ação premeditada de criminosos nos incêndios e queimadas. Foto: Agência Brasil

Postado em 26 de agosto de 2019 por Aline Carleto
PF vai investigar "Dia do fogo" no Pará
Na noite de ontem (25)

Da Redação

Na noite de ontem (25), o presidente Jair Bolsonaro assinou um despacho determinando à Polícia Federal a investigação sobre a “possível existência de ação premeditada de criminosos nos incêndios e queimadas ocorridos na área da Floresta Nacional de Altamira desde o dia 10 de agosto de 2019”. O “Dia do fogo” teria sido uma ação orquestrada por fazendeiros, grileiros e madeireiros que incendiaram as margens da BR-163. O Pará lidera o número de queimadas registradas em agosto em todo o país, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

Também em uma conta em rede social o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, informou que o presidente “determinou abertura de investigação rigorosa para apurar e punir os responsáveis pelos os fatos narrados”, se referindo a uma reportagem do Globo Rural. De acordo com a reportagem o grupo usou WhatsApp para convocar o dia de queimada. 

O Ministério da Economia aprovou, a liberação de R$ 38,5 milhões para o combate de queimadas na região da Amazônia. O descontingenciamento, segundo a pasta, atende a pedido feito na sexta-feira (23) pelo Ministério da Defesa e será imediato. Em nota, o ministério diz que “está acompanhando a evolução do tema e tomará as providências necessárias, em conjunto com a Defesa, para atender plenamente o comando presidencial”, citando o decreto de Bolsonaro que autorizou uso das Forças Armadas no combate aos incêndios.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também