Prefeitura quer diminuir vagas de estacionamento nas ruas da capital
Projetos de menos veículos parados nas vias e melhores condições de trafegabilidade estão dispostos no projeto de lei que atualiza o Plano Diretor (PD)
Da Redação
A Prefeitura de Goiânia propõe para os próximos 10 anos redução de estacionamentos para implantação de ciclovias, ampliação de calçadas e corredores de transporte coletivo. Projetos de menos veículos parados nas vias e melhores condições de trafegabilidade estão dispostos no projeto de lei que atualiza o Plano Diretor (PD). A votação final ocorrerá no dia 04 de setembro, na Câmara Municipal.
Para atingir o objetivo, a Prefeitura de Goiânia pretende realizar a instalação de estacionamentos públicos, bem como estimular a instalação de estacionamentos privados.
A proposta tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia. A intenção, de acordo com a Prefeitura, é adequar a estrutura do município às demandas da capital.
Conforme o Plano, a ideia é que sejam implantados corredores estruturados de tráfego, além de vias marginais paralelas às vias de acesso às atividades econômicas. Outra proposta é o aumento das vias. A intenção é adaptá-las para que elas se tornem corredores exclusivos, preferenciais e estratégicos.
Aos ciclistas e pedestres, o objetivo do Plano é oferecer acessibilidade, iluminação adequada e segurança. A construção de passarelas em vias de tráfego intenso, como a Marginal Botafogo, também é proposta.