Seu cheiro te define
Aromas expressam gostos pessoais, e frascos carregam até valor cultural
Os cheiros provocam as mais diversas reações nas pessoas: nostalgia, excitação, calmaria, conforto, atração… O olfato é um dos sentidos mais aguçados do ser humano. Por isto as empresas de perfumaria investem pesado nos conceitos dos seus produtos, relacionando com situações de aventura, festa, elegância, glamour, sensualidade e extravagância. Já que o olfato é um dos sentidos mais importantes, o cheiro que exalamos pode ser uma das marcas mais reveladoras de nossa identidade. O aroma se processa em telas olfativas que o captam e transferem ao hipotálamo, região do cérebro onde se encontram a memória e a emoção. Por isso o perfume tem referência emocional e histórico olfativo que nos acompanham desde o nascimento. Desta forma desenvolvemos nossas preferências de aromas.
A escolha do perfume é bem particular; seu cheiro tem a capacidade de revelar traços da sua personalidade. Alguns estudos apontam que há, sim, uma correlação entre identidade olfativa e personalidade, o que explica o gosto e a identificação imediata de uma pessoa por determinados cheiros. Conheça os principais traços de cada indivíduo identificados por meio do cheiro.
O perfeccionista – Justo e honesto, gosta de cumprir tarefas e ser bem organizado. Pode ser considerado metódico. Em sua melhor forma, é um grande administrador, contador ou juiz. Preferência por perfumes cítricos, ervas e especiarias frescas.
O altruísta – Sincero e dedicado, procura sempre motivar os outros e fazer o bem. Em sua melhor forma, é um ótimo professor, ator ou cuidador. Preferência por notas de frutas, café, cacau e castanhas. Sempre busca por fragrâncias frescas e adstringentes.
O realizador – Fazedor e adaptativo, gosta de atender às expectativas e resolver problemas. Em sua melhor forma, é um ótimo marqueteiro, secretário ou performer. Preferência por aromas florais, representados por perfumes adocicados.
O autêntico – Idealista e individualista, gosta de produzir o belo e desafiar clichês. Em sua melhor forma, é um ótimo artista, designer ou crítico. Preferência por flores abstratas, como gardênias e orquídeas. Os perfumes ideais são Dior Homme e Prada Infusion D’Iris.
O otimista – Simpático e incentivador, gosta de interagir e aproveitar a vida. Em sua melhor forma, é um ótimo vendedor, ativista ou empreendedor. Preferência por resinas (incenso, mirra, âmbar…) e especiarias doces (mel, baunilha, cacau…), ingredientes sedutores que flertam com o paladar, entrando na classificação de perfumes gourmand.
O estrategista – Forte e poderoso, gosta de dar ordens e defender os menos favorecidos. Em sua melhor forma, é um político, CEO ou militar. Preferência por especiarias quentes e ingredientes que marcam presença e dominam a cena, como canela, pimenta e as notas almiscaradas.
Perfumaria cool
Com o movimento de ‘menos é mais’ da moda, algumas empresas estão desconstruindo a exuberância do mercado perfumista e focando no que realmente importa, a qualidade. Um dos exemplos desta contracultura da indústria de perfumaria tradicional é a marca inglesa Jo Malone. Criada há 22 anos com perfumes cools e chiques – fabricados com no máximo três notas –, a empresa desembarcou em uma multimarcas do Setor Marista para três dias de muita identidade olfativa e personalização. A forma de trabalho da empresa é intuitiva, valorizando a emoção; todos produtos possuem uma inspiração distinta.
O portfólio de aromas da marca possui muitas opções frescas e cítricas, que combinam bem com o nosso clima e com o gosto dos goianos. Mas isso não significa que perfumes marcantes também não possam ser usados por aqui. Apesar de a perfumaria ser sem gênero, a cultura local é sempre considerada, o que, consequentemente, é aplicado nos aromas. No caso do público brasileiro, por exemplo, as preferências são por fragrâncias vibrantes, marcantes, vívidas e alegres – o que se deve à necessidade de ser desejada, porém de forma velada, característica na maioria das mulheres brasileiras. Já a europeia prefere aromas intimistas, quase vintage, com um discreto cheiro de talco.
O carro-chefe da Jo Malone é inspirado no outono inglês, feito com notas frescas e doces, retiradas da pera e da frésia – flor que, no outono, exala um perfume agradabilíssimo, largamente cultivada nos jardins da Inglaterra –criando um ‘aroma dourado’. O cheiro único e elegante conquistou a princesa Kate Middleton; a própria divulgou esta preferência que levou a marca a ser conhecida no Brasil e em outras partes do mundo.
Outro diferencial desta perfumaria artesanal é a composição mais simples das fórmulas, com 45 ingredientes em média – as grifes com mais tradição em perfumes usam 400 –, o que representa bem a filosofia da marca britânica, da fragrância vir da simplicidade e autenticidade.
O perfume é um item pessoal extremamente democrático. Alguém sempre se identifica com um produto e o adota como seu. Por este motivo pode-se justificar o crescimento da personalização dos aromas. Porém é importante ressaltar que os perfumes possuem prazo de validade que, geralmente, são de dois anos. E a dica para que ele tenha uma melhor fixação é aplicar após o banho e com a pele hidratada.