Dois brasileiros disputam prêmio de melhor goleiro do mundo; outros finalistas são divulgados
Alisson, do Liverpool, e Ederson, do Manchester City, disputam contra Ter Stegen, do Barcelona, o prêmio de melhor camisa 1 da temporada europeia
Felipe André
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou nesta segunda-feira (2) os jogadores indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo e os melhores por posição. O Brasil ficou representado na disputa entre os goleiros. Alisson, do Liverpool, e Ederson, do Manchester City, disputam contra Ter Stegen, do Barcelona, o prêmio de melhor camisa 1 da temporada europeia. Na premiação de melhor jogador do mundo, Van Dijk, Messi e Cristano Ronaldo se enfrentam.
Alisson, que ganhou na semana passada o prêmio da Uefa como melhor de sua posição da temporada europeia, foi o goleiro menos vazado do último Campeonato Inglês com apenas 21 gols sofridos e conquistou a Copa América com a seleção brasileira como titular, além da Liga dos Campeões. Éderson veio logo atrás e foi campeão inglês e o reserva de Alisson no Brasil. Ter Stegen conquistou o campeonato espanhol com o Barcelona.
Outro brasileiro que estava na lista de concorrentes, mas não conseguiu votos necessários para a disputa do prêmio, é o técnico Tite. São finalistas da categoria o espanhol Guardiola, do Manchester City, o argentino Mauricio Pochettino, do Tottenham Hotspur, e o alemão Jürgen Klopp, do Liverpool.
Entre as mulheres, duas americanas e uma inglesa concorrem ao prêmio em que a brasileira Marta é recordista, com seis conquistas. A favorita Megan Rapinoe disputa com a compatriota Alex Morgan e a britânica Lucy Bronze. Entre as goleiras, as finalistas são a chilena Christiane Endler, a holandesa Sari Van Veenendaal e a sueca Hedvig Lindahl.