Festival de Goyaz começa hoje (5), na Cidade de Goiás
O evento tem como proposta assegurar a continuidade e preservar o legado do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que era realizado desde 1999.
Guilherme Melo
Nascendo uma mobilidade cultural da Cidade de Goiás, começa nesta quinta-feira (5) – e vai até domingo (8) – a primeira edição do Festival de Goyaz – Festival de Cinema e Ambiente da Cidade de Goiás. O evento tem como proposta assegurar a continuidade e preservar o legado do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que era realizado desde 1999.
O evento é organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo da Cidade de Goiás em parceria com o Estado. Segundo Flávia Rabelo, secretária da pasta e uma das organizadoras do evento, a realização do Festival de Cinema é um marco para os movimentos de cultura e meio ambiente em Goiás e no Brasil. “A sociedade acabou transformando um evento, promovido até então pelo governo, em um movimento da sociedade em prol do cinema, da cultura e do meio ambiente realizado pela comunidade vilaboense”, explica.
Para Flávia, a realização do festival é importante para mostrar o desejo da população em fomentar as atividades culturais. “O evento acaba promovendo um movimento da sociedade em prol do cinema, da cultura e do meio ambiente, resultante de uma produção coletiva e solidária, originada na antiga Vila Boa de Goiás, que sensibilizou defensores do meio ambiente e produtores de cinema e cultura de diversos cantos do mundo. Todos estes, empenhados na construção de um planeta plural, inclusivo e sustentável”, comenta.
A programação do Festival de Goyaz conta com mostras de cinema, rodas de conversas, shows musicais, apresentações culturais, lançamentos de livros e atividades gastronômicas. Segundo Flávia, um dos momentos mais importantes da roda de conversa será o debate Fica – O legado, Desafios e Perspectivas para o Festival de Goyaz 2020. “Nosso objetivo é levar uma perspectiva de repensar a discussão promovida pelo Fica ao longo desses 20 anos. O festival propõe, entre outros temas, lançar luz sobre o papel da tecnologia, tanto na solução dos problemas ambientais quanto na transformação no campo da arte e especialmente do cinema”, argumenta.
O que ficou do Fica
Em sua edição de lançamento, o Festival de Goyaz vai homenagear o cinema goiano, além de dois importantes nomes que tiveram participação relevante na concepção e concretização do Fica, e que são inspiração para a continuidade do legado por meio do Festival de Cinema e Ambiente da Cidade de Goiás: o escritor Jaime Sautchuk e o jornalista Washington Novaes. “Os curtas e longas que participam do evento são selecionados de edições anteriores do Fica – além de produções que fariam parte do catálogo deste ano”, diz Flávia.
Para a secretária, a mostra segue orientada pela busca de filmes que, em sua linguagem, questionam e problematizam a relação entre ser humano e meio ambiente. Não basta militar em defesa da natureza: é preciso testar os limites e possibilidades de o cinema para falar desse assunto, inclusive para colocar em xeque pressupostos do ambientalíssimo, se for o caso. “Como no Fica, buscamos debates sobre o meio ambiente e a relação com o ser humano. Estabelecemos um debate principal sobre o Cerrado e os cuidados que devemos ter com a vegetação – principalmente nesta época de queimadas e que sofremos tantos “, comenta Flávia.
E, por falar em Cerrado, o cartaz do evento apresenta uma ilustração da artista Ciça Fittipaldi, cujo tema central é o Cerrado, ressaltando a necessidade de preservação do bioma. O evento conta, também, com uma roda de conversa sobre o tema, composta pelo professor Altair Sales e o artista plástico Elder Rocha Lima, que farão, na sequência, os lançamentos de seus livros O Livro da Terra e Quem tem medo do Cerrado?
Comida e música
A programação também conta com a 14ª edição do Festival Gastronômico de Goiás, que reúne cerca de 15 restaurantes da cidade em busca de resgatar a comida tradicional do Estado. A segunda edição do projeto Mercado de Culturas ocorre em parceria com o Festival de Goyaz e em parceria de pessoas, músicos e instituições da cidade. O Mercado de Culturas pretende, por meio de diferentes apresentações artístico-culturais, aproximar a comunidade acadêmica de diversos outros agentes da cidade, propiciando troca de experiências, contendo shows de grupos locais da cidade.
Serviço
Festival de Goyaz – Festival de Cinema e Ambiente da Cidade de Goiás
Quando: de quinta (5) a domingo (8)
Onde: Cidade de Goiás
www.festivaldegoyaz.com.br