Festival de arte experimental ocorre em Goiânia pela segunda vez
Em sua segunda edição, o Festival Refluxo de Arte Experimental começa amanhã (11) e vai até sexta-feira (13) em Goiânia. Foto: Reprodução Facebook/1ª Edição Refluxo
Aline Bouhid
Em sua segunda edição, o Festival Refluxo de Arte Experimental começa amanhã (11) e vai até sexta-feira (13) no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Praça Universitária, em Goiânia. A entrada é gratuita. De acordo com a organização do evento, para essa edição foram inscritos mais de 200 trabalhos e 120 foram selecionados para se apresentarem nos três dias.
De acordo com a organização do evento, que ocorre sem patrocínios, o Festival reafirma seu posicionamento ético e estético de incentivo à criação, produção e vivências das mais abrangentes poéticas críticas e criativas, como vídeos, performances, instalações, objetos e intervenção urbana, além de palestras, residência artística e oficinas de arte.
Tem como inspiração os “Domingos de Criação”, evento capitaneado pelo crítico de arte Frederico de Morais, no MAM do Rio de Janeiro, no ano de 1971. “Assim, o que é proposto agora, na cidade de Goiânia, é um ambiente dedicado à livre experimentação das linguagens artísticas e a reflexão sobre as relações entre o que está dentro dos museus e o que está fora, na rua, a fim de levantar questões como o lugar atual da arte e da educação”, comenta Juliano Moraes, organizador do Festival.
“Queremos o vigor da arte contemporânea entrando em contato com o corpo da cidade, em uma relação multifacetada, curiosa de ambas as partes e cheia de provocações, pelo lado da arte. O que se busca preservar, em primeiro lugar, é a liberdade de expressão, de modo que, dessa ação propositiva, o oxigênio da Cultura possa continuar circulando pela sociedade, como um todo”, finalizou Juliano Moraes. Para conferir a programação completa: refluxo.art.br
* Com informações da Assessoria