Fogo consome três mil hectares da Serra Dourada na Cidade de Goiás
Até o momento 20 bombeiros trabalham no local e até o final do dia de hoje (12) mais 20 serão integrados à equipe regional. Não há previsão de encerramento da operação.
Aline Bouhid
Desde terça-feira (10) uma queimada atinge o Parque Estadual da Serra Dourada, na Cidade de Goiás. Até o momento, foram consumidos pelo fogo aproximadamente três mil hectares. Até o momento 20 bombeiros trabalham no local e até o final do dia de hoje (12) mais 20 serão integrados à equipe regional. Não há previsão de encerramento da operação.
O comandante da operação no local, tenente coronel Thiago informa que eles usam até drone para mapear toda área atingida. De acordo com ele, na terça-feira o incêndio começou de forma desconhecida e desde então os militares tem conseguido evitar que o fogo chegue à área urbana.
O Parque fica dentro da Reserva Biológica Professor José Ângelo Rizzo, que tem mais de 30 mil hectares e abriga espécies raras do Cerrado e é uma das principais áreas turísticas da Cidade de Goiás. É famoso por suas grutas e diversidade de flora – como o famoso Papiros (Pau Papel). Possui um areal, matéria-prima para confecção de quadros e artesanatos em geral e um mirante na serra. A Igreja Matriz de São José de Mossâmedes, construída em 1774 é considerada Patrimônio Histórico do Estado de Goiás.
O Cerrado teve mais focos de queimadas nos primeiros dias de dezembro do que a Amazônia, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De 1º a 9 deste mês, foram 7.304 focos de incêndio no Cerrado.