Ex-presidente solicita abandono do Figueirense na Série B; clube garante que vai anular
Clube catarinense ocupa a lanterna e enfrenta hoje o Bragantino – Foto: Andrey de Oliveira/FFC
Felipe André
As primeiras horas desta terça-feira (24) mexeram com o torcedor do Figueirense e todo o futebol brasileiro, já que poderia afetar da segunda até a quarta divisão nacional. O clube catarinense que vive uma péssima fase dentro e fora dos gramados, chegando a dar WO em uma partida nessa Série B, teve um pedido protocolado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pela desistência de disputar o restante da segunda divisão, ou seja, abandonar o torneio.
A solicitação foi feita por Cláudio Honigman, responsável pelo clube e pela empresa Elephant que cuidava da equipe desde 2017, mas que teve seu contrato rescindido na última sexta-feira (20). Atualmente o Figueirense está sendo comandado de forma interina por Chiquinho de Assis, que já avisou que vai pedir a anulação do pedido e que o clube pretende sim terminar a competição e que Honigman não responde mais pelo clube.
Nesta última segunda-feira (23), Chiquinho concedeu entrevista coletiva e explicou como se deu o processo da quebra de contrato. Segundo ele, Honigman tinha concordado em abandonar o clube, mas no dia seguinte exigiu R$ 3 milhões.
A CBF vai enviar o comunicado da Elephant ao STJD para que o caso seja analisado. Se o documento for considerado válido, o regulamento prevê a suspensão automática do clube de todas as competições organizadas pela CBF (incluindo profissional e base). Com isso, o clube só poderia voltar a atuar na Série D, após a suspensão, e caso se classifique através do Campeonato Catarinense, sua única competição. Atualmente, o Figueirense acumula um total R$ 120 milhões, em dÃvidas, de acordo com o último balanço do clube.
O clube catarinense ocupa a lanterna da Série B, com 23 pontos conquistados, e enfrenta nesta terça-feira (24) o Bragantino, às 21h30, no Estádio Orlando Scarpelli.
Confira a nota oficial do clube catarinense:
O Figueirense Futebol Clube informa que não foi comunicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o pedido feito pelo ex-presidente, Claudio Honigman, de abandonar a disputa do Campeonato Brasileiro.
Nas próximas horas, a equipe jurÃdica do clube encaminhará à CBF toda a documentação necessária para desmentir a intenção de desistir da disputa.
O clube comunica ainda que nunca cogitou a desfiliação ou o abandono do Campeonato Brasileiro. O jurÃdico do clube analisa o caso.
Tranquilizamos a Nação Alvinegra e informamos que a partida desta noite, contra o Bragantino, no Estádio Orlando Scarpelli, está confirmada. Contamos com a presença e o apoio de nossa imensa e apaixonada torcida.