Daniel Guedes é pego no exame de doping e está suspenso
A substância é proibida pela WADA (Agência Mundial Antidoping) desde 2017 por seus efeitos estimulantes – Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás EC
Felipe André
O lateral-direito Daniel Guedes, que pertence ao Santos, e está emprestado ao Goiás até o fim da temporada, está suspenso preventivamente por doping e não tem previsão de retorno aos gramados. O jogador não enfrentaria o São Paulo por estar suspenso com o terceiro amarelo, mas agora ainda não se sabe quando será marcado o seu julgamento, e com isso não pode voltar a jogar.
Daniel foi flagrado com a substância higenamina, que ajuda a queimar gordura, e foi a mesma substância que Thiago Heleno e Camacho, ambos do Athletico Paranaense, foram pegos nesse ano. O problema é que ela não é proibida em suplementos em alguns países como os Estados Unidos, o que acaba facilitando sua entrada em diversos países através da compra online.
A substância é proibida pela WADA (Agência Mundial Antidoping) desde 2017 por seus efeitos estimulantes muito semelhantes aos da droga efedrina, que aumenta o metabolismo e a frequência cardíaca e dilata os brônquios, entre outros efeitos.
O lateral foi flagrado após a derrota para o CSA ainda no primeiro turno, no dia 27 de maio. Na epoca o lateral pediu a contraprova e fez até publicação em redes sociais para afirmar que não fez uso dessa substância. Ele continuou atuando, mas agora a segunda prova também apontou a presença de higenamina.