Cemitérios públicos de Goiânia podem ser terceirizados
Estudos estão sendo feitos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para uma possível terceirização dos cemitérios de Goiânia (Foto: Divulgação)
Daniell Alves
A Prefeitura de Goiânia avalia a possibilidade de terceirizar os cemitérios públicos de Goiânia. O titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Mizair Lemes Júnior, explica que estão sendo feitos estudos para tratar de uma possível terceirização dos quatro cemitérios da Capital. Caso aconteça, a iniciativa deve estabelecer regras para a concessão.
Conforme explica o secretário, o principal impasse da prefeitura é com as pessoas que não possuem condições de arcar com os custos de sepultamento, caso os cemitérios sejam terceirizados. “Temos uma preocupação com as pessoas mais humildes e não queremos prejudicar aqueles que não teriam condições de arcar com o sepultamento de um ente querido”, explica ele.
Questionado sobre as regras ou tempo de concessão que seriam estabelecidos pela prefeitura, o secretário pontuou que não há nada definido nesse sentido, pois se trata apenas de hipóteses. “Após esses estudos, podemos falar de forma mais contundente”.
Manutenção
Atualmente, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) é responsável por cuidar da manutenção dos quatro cemitérios da Capital. A Secretaria solicitante deve pagar pelos serviços contratados. “Nós estávamos em um período de estiagem. Então, neste período a manutenção era mais simples de ser realizada. Neste ano já foram feitas nos cemitérios municipais mais de quatro frentes de roçagem”, revela o secretário. Neste mês, foi enviado um cronograma à Comurg para que seja intensificada a roçagem e limpeza nos locais.
Enquanto não há uma decisão concreta a respeito de uma possível terceirização, os serviços realizados pela atual Companhia continuam mantidos. A Capital possui quatro cemitérios: Cemitério Sant’anna (no Setor dos Funcionários); Cemitério Parque (no Setor Cruzeiro do Sul); Cemitério Vale da Paz (na GO 020); e Cemitério Jardim da Saudade (no Setor Maísa, extensão Goiânia/Trindade).