Vigilante penitenciário temporário é preso ao entregar drogas a detentos
Segundo a Polícia Civil (PC), homem estava dez meses na função e ação foi confirmada com depoimentos e imagens de câmeras de segurança| Foto: Divulgação/DGAP
Eduardo Marques
Um vigilante penitenciário temporário foi preso, na manhã deste sábado (5), suspeito de entregar drogas a detentos do presídio de Piracanjuba. Segundo a Polícia Civil (PC), além dos entorpecentes, o homem também estava com uma arma de fogo calibre ilegal, calibre 6.35, e quatro munições do mesmo calibre.
De acordo com o Coordenador Regional, Leopoldo Coelho, a direção do presídio suspeitou de atitudes suspeitas do vigilante, que tem contrato de trabalho há oito meses no sistema prisional goiano. “Suspeitas que foram confirmadas. A partir daí, solicitamos à Polícia Civil local o início das investigações”, esclarece.
Coelho explica que, por meio do videomonitoramento, foi possivel flagrar o plantonista repassando entorpecentes para um dos presos que realiza a limpeza no presídio. “A partir do repasse da informação para a Polícia Civil e das investigações, o Judiciário local expediu o mandado de prisão em desfavor do VPT , o qual foi cumprido nesta manhã”, frisa.
Para o Diretor-Geral de Administração Penitenciária, Coronel Urzeda, “o rigor na segurança penitenciária é um dos pilares da administração penitenciária e para a garantia dessa máxima não temos medido esforços. A prisão de servidores e os flagrantes de presos em atitudes ilícitas comprovam os esforços determinados para esta gestão pelo Governo do Estado”, disse.
O Diretor -Geral determinou o distrato imediato do contrato temporário do servidor flagrado. Com cumprimento da prisão, ele já se encontra custodiado na UP de Piracanjuba.
A direção da Unidade Prisional abriu procedimentos administrativos internos para apuração do fato e após averiguações ira aplicar as devidas sanções disciplinares cabíveis em conformidade com a Lei. As investigações sobre o fato ocorrido estão a cargo da Polícia Civil.